LegislaçãoLeis

Lei n° 10.524, de 15 de agosto de 2002

ANEXO DE METAS FISCAIS
Origem e Aplicação dos Recursos de Desestatizações – Exercício 1999
(Art. 4, § 2, Inciso III, da Lei Complementar nº 101, de 2000)
Posição: 31.12.99 R$ mil

FONTE     Valores    Valores         HISTÓRICO
Ingressados    Utilizados          
FONTE 129    0              Saldos de Exercícios Anteriores
8.188              Amortização de financiamentos das malhas ferroviárias desestatizadas
933.745              Banda B (Áreas 2,3,4 e 6)
1.077.559              Outras receitas

4.421.194              Total ingressos

3.587.043         Amortização da Dívida Interna
2.000         Justiça do Trabalho(Lei n°9.789, de 23.02.99)
5.234         Ministérios dos Transportes(Lei nº9.789/99)
44.954         Minist. Minas e Energia(Lei nº9.789/99)
638.841         Ministério da Saùde(Lei nº9.789/99)
5.948         Minist. Educação(Lei nº9.789/99) – Conta liberada pela Fonte 329
12.246         ANATEL(Lei nº9.789/99, Lei nº9.472, 16.07.97) – Disponibilidade da ANATEL
4.296.266         Total utilizado
124.928              Saldo para o Exercicio Seguinte

FONTE 163    94.028              Saldo de Exercícios Anteriores

1.665.910              Sistema Telbrás – Leilão/98
317.658              Sistema Telebrás – Oferta aos empregados
82.930              Geralsul – Ações remanescentes
1.058              Geralsul – Oferta aos empregados
13.511              Participações minoritária – Decreto 1.068/94
11.966              Banco Meridional alienado em 1997
56.599              Outras receitas
2.149.632              Total ingressos

2.214.477         Amortizxação da Dívida Interna
2.214.477         Total utilizado

TOTAIS                    
94.028         SALDO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES     
6.510.743         TOTAL UTILIZADO     
154.111         SALDO PARA O EXERCÍCIO     
SEGUINTE     
FONTE:SIAF, STN/COAF, STN/COFIN, STN/CODIP                    
* Desestatizações ocorridas em 1999 e outros exercícios                    
ANEXO DE METAS FISCAIS
Origem e Aplicação dos Recursos de Desestatizações – Exercício 2000
(Artigo 4, § 2, Inciso III, da Lei Complementar nº 101, de 2000)
Posição: 31.12.00 R$ mil

FONTE     Valores    Valores         HISTÓRICO
Ingressados    Utilizados          
FONTE 129    124.928              Saldos de Exercícios Anteriores

1.692.271              ANATEL(Lei nº9.472, de 16.7.97 e Lei nº9.969, de 11.5.00)
3.073.622              Sistema Telebrás – Leilão/98
9.807              Amortização de financiamento das malhas ferroviárias desestatizadas
476.154              Outras receitas

5.251.854              Total ingressos

5.137.886         Amortização da Dívida Interna
12.045         Agência Necional de Petróleo – ANP(Lei nº9.969, de 11.5.00)
42.090         Minist. Minas e Energia(Lei nº9.969, de 11.5.00)
2.218         Outros
5.194.239         Total utilizado

182.543              Saldo para o exercício seguinte

FONTE 163    29.183              Saldo de Exercícios Anteriores

2.165.345              Sistema Telebrás – Leilão/98
4.841              Sistema Telebrás – Oferta aos empregados
5.602.556              Petrobrás – Oferta Pública
293              Gerasul – Oferta aos empregados
7.020.123              Banco do Estado de São Paulo S.A – Banespa
6.002              Banco Meridional – Leilão/97
426.197              Outras receitas
15.225.357              Total ingressos

14.824.612         Amortização da Dívida Interna
14.824.612         Total utilizado

TOTAIS                    
154.111         SALDO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES     
20.477.211         TOTAL DE INGRESSOS     
20.018.851         TOTAL UTILIZADO     
612.471         SALDO PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE     

FONTE:SIAF, STN/COAF, STN/COFIN, STN/CODIP                    
* Desestatizações ocorridas em 2000                    
ANEXO DE METAS FISCAIS
Origem e Aplicação dos Recursos de Desestatizações – Exercício 2001
(Artigo 4, § 2, Inciso III, da Lei Complementar nº 101, de 2000)
I – MOEDA CORRENTE
Posição: 31.12.01 valores correntes em R$ mil

FONTE     Valores    Valores         HISTÓRICO
Ingressados    Utilizados          
FONTE 129    0              Saldos de Exercícios Anteriores
8.188              Amortização de financiamentos das malhas ferroviárias desestatizadas
933.745              Banda B (Áreas 2,3,4 e 6)
1.077.559              Outras receitas

4.421.194              Total ingressos

3.587.043         Amortização da Dívida Interna
2.000         Justiça do Trabalho(Lei n°9.789, de 23.02.99)
5.234         Ministérios dos Transportes(Lei nº9.789/99)
44.954         Minist. Minas e Energia(Lei nº9.789/99)
638.841         Ministério da Saùde(Lei nº9.789/99)
5.948         Minist. Educação(Lei nº9.789/99) – Conta liberada pela Fonte 329
12.246         ANATEL(Lei nº9.789/99, Lei nº9.472, 16.07.97) – Disponibilidade da ANATEL
4.296.266         Total utilizado
124.928              Saldo para o Exercicio Seguinte

FONTE 163    94.028              Saldo de Exercícios Anteriores

1.665.910              Sistema Telbrás – Leilão/98
317.658              Sistema Telebrás – Oferta aos empregados
82.930              Geralsul – Ações remanescentes
1.058              Geralsul – Oferta aos empregados
13.511              Participações minoritária – Decreto 1.068/94
11.966              Banco Meridional alienado em 1997
56.599              Outras receitas
2.149.632              Total ingressos

2.214.477         Amortizxação da Dívida Interna
2.214.477         Total utilizado

TOTAIS                    
94.028         SALDO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES     
6.510.743         TOTAL UTILIZADO     
154.111         SALDO PARA O EXERCÍCIO     
SEGUINTE     
FONTE:SIAF, STN/COAF, STN/COFIN, STN/CODIP                    
* Desestatizações ocorridas em 1999 e outros exercícios                    
ANEXO DE METAS FISCAIS
Origem e Aplicação dos Recursos de Desestatizações – Exercício 2000
(Artigo 4, § 2, Inciso III, da Lei Complementar nº 101, de 2000)
Posição: 31.12.00 R$ mil

FONTE     Receitas    Despesas         HISTÓRICO
FONTE 129    182.543              Saldo de Exercícios Anteriores

2.954.300              ANATEL(Lei nº9.472/97)
1.830              Sisitema Telebrás
10.681              Amortização de financiamentos das malhas ferroviárias desestatizadas
7.418              Outros
600.262              Outras receitas
3.574.491              Total de receitas

3.145.311         Amortização da Dívida Interna
13.010         Minist. Minas Energia(Lei nº9.969, de 11.2.2000)
7.634         Outros
3.165.955         Total de despesas

591.079              Saldo para o exercício seguinte

FONTE 163    429.928              Saldo de Exercícios Anteriores

110.028              BANESPA
(130.936)              Acerto da fonte 363(saldo de exercícios anteriores) para a fonte 163
112              RFFSA – leilão alienação
1.537.099              Petrobrás
95              Sistema Telebrás – Leilão/98
1.531              Sistema Telebrás – Oferta aos empregados
130.530              CEAL/BNDESPAR
9              Outras receitas
1.648.468              Total de receitas
0              Saldo para o exercício seguinte

FONTE 173    164.372              Banco do Estado de Goiás**

164.372         Amortização de Dívida Interna

TOTAIS    612.471              SALDO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES
20.477.211         TOTAL DE INGRESSOS     
5.387.331              Total de receitas
5.408.723         Total de despesas

5.388.069         Total utilizado na amortização de DPMF
591.079              Saldo para o exercício seguinte
Contas orçamentárias pelo critério caixa: 129(Recursos de Concessões e Permissões), 163(Reforma Patrimonial – rivatizações) e 173(Recursos de Operações oficiais de crédito – retorno de operações oficiais de crédito – Estados e Municipios)                    

II – MOEDAS DE PRIVATIZAÇÃO – R$ 524.084 mil, sendo                    
R$ 30.663,00    mil –    OUTROS ALIENANTES(Melhoria do Perfio da Dívida)     
R$ 493.421,23    mil –    Recursos referentes ao ingresso em moeda de privatização na alienação do Banco do Estado de Goiás**.     
*O total arrecadado com a oferta pública de ações da petrobrás em 2001, foi de R$ 1.974.455,08, no entanto parte do dinheiro obtido, R$ 443.516,44 foi contabilizado na fonte 159, por se tratar de amortização de parte do contrato firmado entre a União e o BNDESPAR, com emissão de LFT.**O Banco do Estado de Goiás foi privatizado R$ 657.793, sendo R$ 164.372 em moeda corrente e R$492.421 em moeda de privatização.                     
Empregados
5.602.556              Petrobrás – Oferta Pública
293              Gerasul – Oferta aos Empregados
7.020.123              Banco do Estado de São Paulo S.A – Banespa
6.002              Banco Meridional – Leilão/97
426.197              Outras receitas
15.225.357              Total de ingressos

14.824.612         Amotrtização da Dívida Interna
14.824.612              Total utilizado

429.928              Saldo para o Exercício Seguinte

TOTAIS                    
154.111         saldo de exercícios anteriores     
20.477.211         TOTAL DE INGRESSOS     
20.018.851         TOTAL UTILIZADO     
612.471         SALDO PARA O EXERCÍCIO SEGUINTE     

FONTE: SIAF, STN/COAF, STN/COFIN, STN/CODIP                    
*Desestatizações ocorridas em 2000 e outros exercícios                    
ANEXO DE METAS FISCAIS
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – 2003
(Art. 4, § 2, inciso V, da Lei Complementar nº 101, de 2000)
“V – Demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado”
De acordo com o art. 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, é considerada obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
A margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado é um requisito introduzido pela LRF, e corresponde ao aumento permanente de receita capaz de financiar essas novas despesas. Como aumento permanente de receita entende-se aquele proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição, conforme estabelecido no § 3, do art. 17, da LRF. Em relação ao aumento de base de cálculo, considera-se como tal o crescimento real da atividade econômica, uma vez que este se refere à elevação da grandeza econômica ou numérica sobre a qual se aplica uma alíquota para se obter o montante tributário a ser arrecadado.
O saldo da margem de expansão é estimado em R$ 3,8 bilhões para o exercício de 2003, já considerado o aumento das despesas permanentes de caráter obrigatório decorrentes de decisões já tomadas na área de pessoal, com impacto a partir de 2002. Tal aumento diz respeito a concursos, realinhamentos e reestruturações de carreiras do serviço público. O saldo em referência também inclui o efeito residual de 4 meses do reajuste do salário mínimo sobre os benefícios previdenciários. O total dessas despesas adicionais é de R$ 956,0 milhões.
Para o cálculo da margem de expansão, tomou-se como parâmetro básico a expectativa de crescimento real do Produto Interno Bruto – PIB de 4,0% em 2003 e alterações decorrentes da legislação tributária. A metodologia de estimação buscou isolar o impacto desses dois efeitos sobre a arrecadação das receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal, líquidas de restituições e de transferências constitucionais, que correspondem àquelas sobre as quais a União possui maior discricionariedade na alocação orçamentária.
Em relação ao impacto da legislação tributária sobre a arrecadação, considerou-se a aprovação da proposta ora no Congresso que prorroga a vigência da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira – CPMF para até 2004, reduzindo-se a alíquota, de 0,38% para 0,08% neste último exercício. Adicionalmente, levou-se em conta a redução de receita referente ao término do adicional de 1% sobre a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e de 2,5 pontos percentuais sobre a alíquota do Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Retido na Fonte – Rendimento do Trabalho, a partir de 2003.
Destaque-se que, adotando-se a hipótese de não substituição das perdas de arrecadação em função da redução das alíquotas da CSLL e do Imposto de Renda e do término da CPMF, não haverá margem de expansão das despesas de caráter obrigatório para os exercícios de 2004 e 2005. Assim sendo, considerando o cenário fiscal projetado, só será possível a utilização da margem, em 2004 e 2005, nos termos do já mencionado art. 17 da LRF, após serem tomadas medidas efetivas para a recomposição das referidas receitas.
Saldo da Margem de Expansão
Discriminação    2003
1. Arrecadação – efeitos quantidade e legislação 2. Transferências Constitucionais 3. Saldo (1-2) 4. Saldo já utilizado pessoal benefícios previdenciários     5.584 868
4.716 956 802
154
5. Margem de Expansão (3-4)     3.760
ANEXO DE METAS FICAIS
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – 20002
Demonstrativo de Benefícios Tributários e Beneficiários
(Art. 4, § 2, Inciso V, da Lei Complementar nº 101, de 2000)

R$ milhões
Especificação    1999    2000    2001    2002 Valor Estimado    2003    PIB    Total de Benefícios
Discriminação    2003    Discriminação    2003    Discriminação    2003    Discriminação    2003
Tributários(1)    15.530,1    18.043,2    19.334,1    23.261,6    24.646,2    1,73    73,2
Zona Franca de Manaus e Amazônia    2.718,1    2.262,6    3.294,3    4.103,0    4.394,3    0,31    13,1
Áreas de Livre Comércio    48,1    29,5    25,8    35,1    38,1    0,00    0,1
Informática    534,0    1.080,3    0,0    1.450,0    1.515,0    0,11    4,5
Máquinas e Equipamentos    600,5    127,8    140,5    151,7    156,1    0,01    0,5
COmponente de Aeronaves e Embarcações    46,6    88,3    94,6    114,9    123,7    0,01    0,4
Lojas Francas    117,9    184,3    140,2    161,6    159,4    0,01    0,5
Bagagem    540,8    348,0    494,3    600,6    617,9    0,04    1,8
Mineração    2,3    0,0    0,0    0,0    0,0    0,00    0,0
DiscObjetos de Arte    0,0    0,0    31,8    0,0    0,0    0,00    0,0
Material Promocional    0,2    0,2    0,2    0,5    0,5    0,00    0,0
Itaipu Binacional    2,8    0,0    0,0    0,0    0,0    0,00    0,0
Construção Naval    94,8    103,1    121,7    218,1    0,0    0,00    0,0
Setor Automotivo    1.106,7    0,0    0,0    0,0    0,0    0,00    0,0
Regime Geral    883,7    0,0                   0,00    0,0
Regime Regional    222,9    0,0                   0,00    0,0
Crédito Presumido IPI    0,0    180,0    184,7    233,2    257,9    0,02    0,8
Rendimentos Isentos e não tributáveis    4.398,1    6.856,6    6.046,7    6.260,3    5.796,6    0,41    17,2
Reduções do Rendimento Tributável    3.154,0    3.500,9    4.403,8    5.156,5    4.774,5    0,34    14,2
Reduções do Imposto Devido    0,0    0,0    6,0    6,9    6,6    0,00    0,0
Desenvolvimento Regional    1.285,8    1.283,2    1.377,0    786,9    1.369,8    0,10    4,1
SUDENE    174,1    206,4    292,0    392,1    476,2    0,03    1,4
SUDAM    266,7    281,5    299,6    394,8    479,4    0,03    1,4
FINOR    498,1    468,9    387,1    0,0    202,9    0,03    1,4
FINAM    335,4    315,7    378,3    0,0    200,7    0,01    0,6
FUNRES    11,4    10,7    20,1    0,0    10,7    0,00    0,0
Benefícios ao Trabalhador    172,0    265,7    126,4    135,9    165,0    0,01    0,5
Cultura    48,7    209,8    192,8    249,2    135,5    0,01    0,4
Criança e Adolescente    6,7    12,0    7,9    12,1    13,6    0,00    0,0
AudioVisual    58,2    109,6    77,8    45,0    24,5    0,00    0,1
Micro e Pequenas Empresas    516,7    1.247,0    2.286,3    2.745,0    3.184,7    0,22    9,5
Ciência e Tecnologia    52,7    41,7    51,6    57,6    66,2    0,00    0,2
Doações a Institutos de Pesquisa    2,0    2,5    1,6    3,3    3,7    0,00    0,0
Doações a Entidades s/ fins Lucrativos    22,5    27,8    25,9    37,3    45,3    0,00    0,0
Operações de Crédito p/ Habitação    0,0    25,0    93,8    104,0    120,5    0,01    0,4
Operações de Crédito p/ Fundos Constitucionais    0,0    28,0    31,3    36,7    42,6    0,00    0,1
Operações de Crédito p/ Aquisição de Táxis    0,0    14,4    57,8    22,2    24,7    0,00    0,1
Propriedade Territorial Rural    0,0    15,0    18,0    18,0    18,4    0,00    0,1
Empresas Montadoras    0,0    0,0    0,0    355,0    384,2    0,03    1,1
Medicamentos    0,0    0,0    0,0    0,0    1.157,6    0,08    3,4
Outros    0,0    0,0    1,2    160,9    49,1    0,00    0,1
Previdenciários(2)    6.583,6    7.387,2    7.412,9    8.221,2    9.018,3    0,63    26,8
Segurado Especial    2.540,7    2.851,3    3.198,1    3.546,8    3.890,7    0,27    11,6
Produtor Rural, Pessoa Física e Jurídica    608,7    683,0    766,1    849,7    932,1    0,07    2,8
Clubes de Futebol Profissional    48,1    54,0    60,5    67,1    73,6    0,01    0,2
SIMPLES    1.726,4    1.937,4    1.400,0    1.552,7    1.703,2    0,12    5,1
Empregados Domésticos    157,4    176,7    198,2    219,8    241,1    0,02    0,7
Entidades Filantrópicas    1.501,4    1.684,9    1.790,0    1.985,2    2.177,7    0,15    6,5
Total(3)    22.112,7    25.430,5    26.747,0    31.482,8    33.664,5    2,4    100,0
Fonte: Secretaria da Receita Federal e Ministério da Previdência e Assistência Social

Related posts
DecretosLegislação

DECRETO Nº 11.890 DE 22 DE JANEIRO DE 2024

Data de assinatura: 22 de Janeiro de 2024 Ementa: Regulamenta o art. 26 da Lei nº 14.133, de 1º de…
Read more
DecretosLegislação

DECRETO Nº 11.878, DE 9 DE JANEIRO DE 2024

Regulamenta o art. 79 da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, para dispor sobre o procedimento…
Read more
LegislaçãoLeis

Aprovada a alteração da nova Lei de Licitações, mediante a promulgação da Lei 14.770/23

Presidência da República Casa Civil Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos LEI Nº 14.770…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *