Notícias

Falta de equipamentos para perícia deixa investigações inacabadas

Há um ano, dona Maristela visita um túmulo vazio da filha. Os exames de DNA para identificação do cadáver estão sendo feitos pela perícia.

Quando um perito que acabou de investigar um acidente de carro tenta ir embora, o automóvel não funciona. São muitos os problemas da perícia criminal no Brasil.

“Cinco anos encaixotado, daí ele funcionou dois meses; quebrou, e não consertaram até hoje, a gente não consegue fazer exames nele até hoje”, mostra a perita criminal Junilce Guidolin.

“Nós não temos em Mato Grosso do Sul uma máquina funcionando para fazer esse tipo de perícia”, explica o presidente da Associação de Magistrados do MS, Olivar Coneglian.

“Se continuar como está hoje, levaríamos cinco anos para acabarmos com todo esse estoque que está aí”, acrescenta a perita balística Jandira Bolda.

E com isso a população é quem sofre. Maristela Pacheco, mãe de uma vítima, pede: “Eu quero o resultado dos exames para enterrar minha filha”.

Durante um mês, o Fantástico investigou a realidade da polícia científica no Brasil. A polícia científica ou criminalística é formada pelos peritos, que são cientistas, técnicos e médicos legistas. Eles examinam as provas materiais de crimes e delitos como, por exemplo, bala disparada, droga apreendida e corpo de vítima de violência. O resultado do trabalho deles pode ser a diferença entre a condenação e a liberdade de um acusado.
O presidente da Associação Brasileira de Criminalística, Iremar Paulino, explica: “No meio jurídico, há um entendimento que a prova pericial é a rainha das provas.”

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *