Notícias

Falta de equipamentos para perícia deixa investigações inacabadas

 

Para a Associação Brasileira de Criminalística, o Brasil tem poucos peritos. “Deveria haver um perito para cada cinco mil habitantes”, diz Iremar Paulino.

Segundo a associação, o país teria que ter 38 mil desses profissionais. Hoje, são cerca de 6,5 mil,
ou um para cada 30 mil habitantes, quase seis vezes menos que o ideal.

Quando a perícia recolhe armas usadas em um crime, elas têm que ser testadas em estandes de tiro e também em equipamentos especiais, mas nem todo estado conta com essa estrutura.

Nos fundos de uma casa, encontramos no chão cartuchos de balas de diversos calibres, isso porque já faz quatro meses que o estande de tiros da criminalística de Bom Despacho funciona no local; se resume a dois tocos de madeira, uma garrafa de água e uma pilha de areia.

Quando faltam equipamentos básicos, investigações ficam prejudicadas. “Aqui a gente pode ver inquérito de 2009 que, por falta de uma simples máquina fotográfica, não se registrou a condição, a situação do local de crime”, explica o delegado de Santa Luzia (MG) Christiano Xavier.

Sem equipamentos, uma carga de droga apreendida não pode ser periciada. “O cromatógrafo, um aparelho utilizado para fazer pesquisa de drogas, de abuso, que a gente adquiriu há dez anos mais ou menos, ficou cinco anos encaixotado. A gente não consegue fazer exames nele até hoje”, explica a perita criminal Junilce Guidolin.

Assim, no processo contra o traficante não existe laudo, isto é, o resultado do exame provando cientificamente que o material é mesmo droga. E o acusado acaba solto. “Nós, como membros do Estado, temos vergonha de ter casos como esse”, diz Coneglian.

Equipamentos semelhantes foram comprados há um ano e até hoje não foram instalados. Enquanto isso, a Polícia Federal ajuda Mato Grosso do Sul no exame de drogas. A PF tem equipamentos de ponta em Brasília.

Related posts
Notícias

Geosistemas arremata licitação dos projetos da Transnordestina

O governo federal não retomou quando nem como as obras do trecho pernambucano da Transnordestina…
Read more
Notícias

Empresa Gaúcha de Rodovias publica licitação para reconstrução da ponte sobre o Rio Forqueta

Estimativa é de que a obra seja concluída em seis meses A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)…
Read more
Notícias

Cascavel anuncia licitação para pavimentação de estradas rurais em nove comunidades

O valor total estimado para a obra é de quase R$ 10 milhões A Prefeitura de Cascavel anunciou…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *