PropostasQuestões sobre Licitações

Proposta com Preço Inexequível na Licitação

 

Como devemos proceder para apurar se uma proposta de encontra com preço inexequível para prestação de serviços de transporte escolar, já que no art 48 da lei 8.666, só se refere a obras e serviços de engenharia?

A questão não é simples, já que não há entendimento pacífico de que a administração possa recusar proposta deficitária, especialmente se demonstrado que o licitante tem condições patrimoniais de fazer frente à contratação.

Mesmo assim, nesses casos, a decisão do pregoeiro pode fundar-se na análise casuística e na evidenciação da insuficiência do valor apresentado. A esse respeito, importa citar decisão do TCU que assim considerou: “não é exequível proposta com margem insuficiente para, após a retenção de tributos pela Administração, fazer frente às remunerações e encargos informados pelo licitante”.

Ao final, entendeu o relator ter sido correta a recusa da proposta (…).” Acórdão n.º 428/2010-1ª Câmara, TC-026.770/2008-3, rel. Min. Walton Alencar Rodrigues, 02.02.2010. Vale esclarecer que, no caso, o pregoeiro solicitou análise contábil para tomar suas decisão e que trata-se de uma situação excepcional.

(Colaborou Dr. Saulo Stefanoni Alle, advogado especializado em licitações e contratos, no escritório AMP Advogados)

 

Publicado em  05 de dezembro de 2012
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *