Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para conclusão das obras da Usina Nuclear Angra 3. Os documentos da consulta pública continuam disponíveis no site da empresa e são referentes aos serviços de Engenharia, Gestão de Compras e Construção (EPC, em inglês), incluindo a Matriz de Risco e outros complementos contratuais.

A decisão de ampliar o prazo, que anteriormente seria encerrado no dia 26 de abril, busca atender aos pedidos das empresas interessadas. A Eletronuclear também aprimorou o documento para recebimento das contribuições, possibilitando que um mesmo interessado possa cadastrar todas em uma única planilha. No modelo anterior, era necessário enviar um formulário para cada consideração.

Concorrência internacional

A concorrência será internacional e selecionará uma empresa ou consórcio com experiência necessária para concluir as obras da usina, prevendo posterior transferência da operação à Eletronuclear.

De acordo com a estatal que administra a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, situada em Angra dos Reis, na Costa Verde do Estado do Rio, a consulta pública é etapa necessária para o avanço do projeto e visa recolher contribuições que permitam aprimorar os documentos antes do lançamento do edital de licitação.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que dá apoio técnico ao projeto, e a Eletronuclear continuam revendo os demais estudos de modelagem do projeto. As duas instituições trabalham para incorporar as propostas de apontamentos feitas pela unidade técnica do Tribunal de Contas da União (TCU), que realizou avaliação preliminar ao longo de 2023.

Após a conclusão, os estudos serão encaminhados ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a fim de subsidiar o cálculo do preço de energia a ser adotado no novo contrato de comercialização de energia de Angra 3.

Cerca de R$ 7,8 bilhões já foram investidos em Angra 3, que necessitará de pelo menos mais R$ 20 bilhões para ser concluída e poder entrar em operação em 2029. Em 1985, começou a ser escavada a rocha sobre a qual Angra 3 está sendo construída, mas os trabalhos ficaram parados até 2010, quando a Eletronuclear obteve licença para fazer a regularização daquela cava e a drenagem para retirada da água no local, criando um sistema de esgotamento.

Atualmente, 65% da obra estão concluídos, incluindo a compra de equipamentos e a parte de engenharia que tinha sido iniciada.

Durante o Nuclear Summit 2024, realizado nos dias 8 e 9 de abril, o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, defendeu que nuclear não pode ser colocada de lado, pois é limpa e essencial para a transição energética. “A nossa matriz elétrica é sem dúvidas a mais limpa do mundo e foi feita com esforço de cada um dos brasileiros. O mundo quer chegar em 2050 como o Brasil está hoje. Não dá para pensar em transição energética sem a energia nuclear”, disse Lycurgo.

Outro destaque da fala do presidente foi sobre o fato de inexistir a figura de um monopólio estatal constitucional sobre a atividade de geração elétrica a partir de fonte nuclear. “O Congresso Nacional pode, através de lei ordinária, regulamentar a participação da iniciativa privada neste setor, preservando o orçamento da União para os grandes desafios sociais que temos no país”, complementou.

(Fonte: Correio do Sul)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *