ContratosQuestões sobre Licitações

Movimento de carga por guindastes: uma “simples” prestação de serviços?

O artigo 6º, II da Lei 8.666/93 conceitua (dando exemplos) do que são serviços para o fim de licitação. O Min. Economia editou Portaria 179/19 suspendendo novas contratações de locação de máquinas – art. 1º, V.

Gostaria de saber se a natureza jurídica do serviço de operação de movimento carga por guindastes configura uma simples prestação de serviço ou se, necessariamente o enquadramento deve ser o de locação de máquina mais a prestação de serviço de mão-de-obra (operador), como é usual ver nos extratos de licitação.

O serviço de operação de movimentação de cargas por guindaste, quando incluído o operador do guindaste, configura uma prestação de serviço. Por outro lado, se o contrato é referente apenas a disponibilidade das máquinas, caracteriza uma locação. Importante deixar claro que a Portaria em questão é uma orientação visando a racionalização do gasto público, contudo, em sendo serviço imprescindível, poderá ser feita a contratação da locação de máquinas mediante justificativa fundamentada.

Publicado em 8 de Fevereiro de 2021

(Colaborou Dra. Camille Hurtado, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Decisão sobre inexequibilidade do preço ofertado

No pregão eletrônico para aquisição de peças e serviços de manutenção de veículos, como…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Licitações: Nota fiscal emitida incorretamente pelo Contratado

Uma licitação para registro de preços foi realizada para prestação de serviço, porém a…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Balanço do livro Diário registrado na junta comercial

A empresa pode ser inabilitada por usar balanço do livro Diário registrado na junta comercial…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *