Existem diversas modalidades de licitação. Cada uma delas é utilizada para situações específicas.
Contudo, vale o lembrete: desde que a Nova Lei de Licitações passou, no dia 1 de Abril de 2021, as modalidades de Tomada de Preço e Carta-Convite foram substituídas, dentro dos próximos 2 anos, pela modalidade de Diálogo Competitivo. As modalidades de licitação são:
Pregão
Concorrência
Leilão
Diálogo Competitivo
Concurso
Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)
Entenda Diálogo Competitivo:
O diálogo competitivo surgiu com o objetivo de desenhar, junto com o mercado, soluções para novos problemas específicos.
Funciona assim: o órgão, entendendo a própria necessidade, define um edital onde prevê todos os critérios de seleção e julgamento.
Contudo, como o próprio nome da modalidade já diz, nesses casos, é permitido um diálogo entre os licitantes e o órgão para buscar soluções novas para as necessidades do órgão.
Essas tratativas ocorrem com todos os licitantes e são uma forma de encontrar qual seria a solução mais adequada e eficiente para o problema que órgão está tentando solucionar através deste processo licitatório.
Por essa razão, no fim das contas, o diálogo competitivo é uma modalidade de licitação que é mais utilizada para contratações que envolvam inovações tecnológicas ou com alta complexidade.
Nesses casos, o órgão público precisa dessa dinâmica para conseguir encontrar qual a solução mais adequada para o seu problema – e as empresas, por sua vez, têm uma oportunidade a mais para vender a sua solução para um grande cliente.
(Fonte: Portal de Compras Públicas)