Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Cadastro prévio para licitações

Para participar das licitações, tenho que cadastrar minha empresa previamente nas instituições? No OP. informaram que precisava de cadastro mas a pessoa não sabia qual procedimento.

Para participar de licitações a inscrição junto aos cadastros de fornecedores não é imprescindível (com exceção da modalidade tomada de preços que exige um cadastro prévio).

De toda forma, o cadastro junto ao SICAF (cadastro do Governo Federal) e nos órgãos onde houver maior interesse, facilita bastante, pois simplifica a participação em muitos certames.

Oportuno ressaltar que para participação em pregões eletrônicos é necessário um cadastramento prévio junto às plataformas, como Comprasnet, BEC, BBM-Net, etc.

 

Publicado em 15 de novembro de 2021

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
ContratosModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

O que é o Termo de Referência e como deve ser elaborado?

O termo de referência é o documento elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares e deve…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

O que é a contratação direta e como ela é regulamentada?

Contratação direta ocorre quando em casos autorizados por lei, não há a necessidade de…
Read more
ContratosEspecial: Nova Lei de LicitaçõesModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Como a nova lei aborda a transparência e o controle social?

A Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021, trouxe diversas inovações e aprimoramentos em…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *