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Rodoanel Mario Covas: tudo concluído em 2014

 

Origem e destino
Segundo avaliação da Dersa, metade das viagens feitas na Região Metropolitana para transportar carga tem origem e destino na própria RMSP. A ideia é usar o Rodoanel para receber os demais deslocamentos e ainda permitir ao motorista proveniente de outros Estados passar de uma rodovia para outra sem precisar entrar na capital.

 

Outra proposta é integrá-lo gradativamente a outros modais de transporte, como ferrovia, porto, hidrovia, dutovia. O objetivo é aumentar a eficiência da logística de cargas no Estado. “Importante item de exportação, a soja produzida na região Centro-Oeste enfrenta dificuldades para chegar até o Porto de Santos. Esse gargalo de infraestrutura retira competitividade do País e encarece produtos e serviços no mercado interno e externo” , explica Casagrande.

 

Outro conceito estrutural do Rodoanel é o de ser uma concessão onerosa, feita nos mesmos moldes das rodovias privatizadas. “Repassar a administração da estrada para a iniciativa privada é a estratégia para desonerar o Estado da manutenção e manter a qualidade do serviço. Além disso, cobrar pedágio desestimula o uso urbano da via e impede que o anel viário se transforme em mais uma via local e congestionada a maior parte do tempo”, explica o executivo.

 

A conclusão do Rodoanel está prevista para o segundo semestre de 2014 , com a entrega dos dois trechos ainda em obras. Quando forem finalizados, o traçado completo do anel viário totalizará 177 quilômetros, com mais 8,8 quilômetros de acessos.

 

Impacto ambiental
Entre as medidas compensatórias adotadas para diminuir o impacto ambiental estão a assinatura do convênio com o Projeto Pomar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Fundação Florestal para o projeto paisagístico na área de influência do Trecho Oeste do Rodoanel. A segunda medida é a proteção de taludes oriundos do corte e/ou aterro, com grama de drenagem apropriada para evitar erosão. Houve aproveitamento de materiais de descarte da obra. Foram realizadas melhorias no Parque Estadual do Jaraguá, no Parque Anhanguera e no Parque Municipal de Carapicuíba.

 

Medidas sociais
Foram realizadas remoções, reassentamentos e indenizações às famílias afetadas pelo Rodoanel. Com o apoio da Secretaria da Habitação, foi dada às famílias afetadas ocupantes, preferencialmente de áreas públicas, a opção de reassentamento em áreas de 80 m2, com residências de 40 m2 que contavam com toda a infra-estrutura necessária. Do total de 1.909 famílias, que foram direta ou indiretamente atingidas pelas obras do Trecho Oeste e viviam em favelas e loteamentos clandestinos, 820 optaram pelo recebimento de benfeitorias. Outras 1.089 escolheram a inclusão no programa de reassentamento. Foram desapropriados 670 imóveis.

 

Cidadania
As concessionárias realizam vários projetos sociais para as comunidades que estão em volta do Rodoanel. O primeiro é o Estrada para a Cidadania, desenvolvido desde 2010 na cidade de Embu e em parceria com a Secretaria de Educação do município. A novidade neste ano é que o programa inclui também o tema Educação Ambiental para os alunos do 5º ano do ensino fundamental. A Educação para o Trânsito continuará incorporada à grade curricular dos estudantes do 4º ano.

 

Para facilitar a assimilação do Programa Estrada para a Cidadania pelas escolas, são realizadas oficinas pedagógicas aos professores participantes com o apoio de pedagogos. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem também familiares, com exercícios que precisam ser feitos em casa, atividade que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto.

 

Um dos projetos de maior sucesso no cinema nacional, idealizado pelos cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, o Cine Tela Brasil percorre cidades do entorno das rodovias do grupo CCR. A taxa de ocupação da sala é a maior do Brasil, com 86% de público em cada sessão. A sala conta com 225 lugares, ar-condicionado e sistema de projeção CinemaScope, idêntico ao utilizado nos grandes cinemas espalhados pelo País. O projeto consiste na apresentação de filmes nacionais, que são exibidos em quatro sessões diárias durante as temporadas realizadas em cada uma das cidades beneficiadas. A intenção é contribuir com a formação educacional e cultural de jovens e adultos, além de aproximar a sétima arte de pessoas que nunca antes haviam tido essa oportunidade.

 

A concessionária CCR RodoAnel, em parceria com a prefeitura de Embu das Artes e do Instituto Esporte Educação (IEE) da ex-jogadora de vôlei da seleção Ana Moser, patrocina o núcleo Comunidade Cidadã, direcionado para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência. O objetivo do projeto é contribuir, por meio do esporte, para a formação de cidadãos críticos e participativos, favorecendo o desenvolvimento das comunidades envolvidas.

 

(Fonte: Governo do Estado de SP)

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