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Rodoanel Mario Covas: tudo concluído em 2014

 

Trecho Sul
O Trecho Sul começou a operar em abril de 2010. Seu traçado começa na Rodovia Régis Bittencourt, interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes e segue até o prolongamento da Avenida Papa João XXIII. Ele se tornou importante ligação entre a região do ABC e o Porto de Santos. Tem 61,4 quilômetros de extensão.

 

O projeto contemplou dois acessos distintos para veículos provenientes do Trecho Oeste do Rodoanel e que se dirigiam à pista sul da Regis. O primeiro, destinado a veículos que trafegam em velocidades menores (como caminhões), cuja confluência com a Régis se dá pelo lado direito da pista na altura do quilômetro 278 da rodovia; esse acesso está liberado ao tráfego desde o início da operação do Trecho Oeste do Rodoanel (2002), porém recebeu melhorias no traçado com a realização das obras do Trecho Sul (2006-2010).

 

O segundo acesso, destinado a veículos leves (mais velozes) foi finalizado em junho de 2010, e consiste de uma alça direcional que permite a entrada na Regis Bittencourt pela pista da esquerda (mais rápida), um pouco depois do acesso anterior. A decisão pela construção de duas alças distintas foi tomada para organizar diferentes fluxos de tráfego, como aquele que chega à Regis vindo do Rodoanel, o já existente na rodovia, o dos usuários que desejam acessar a cidade de Embu e aqueles que desejam atingir outros destinos ao sul, além de aumentar a capacidade de tráfego no dispositivo.

 

A cobrança de pedágio nesse trecho, autorizada após a conclusão das melhorias previstas no Programa Intensivo Inicial, começou ontem. O usuário só paga uma vez, ao sair da rodovia, tal como já ocorre no Trecho Oeste.

 

Trecho Leste
O ramal Leste terá 43,8 quilômetros de extensão, vai se unir ao Trecho Sul em Mauá e terminará na Via Dutra, em Arujá. O traçado percorre o território de seis municípios: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.

 

A obra deve começar em setembro e garantirá a ligação do Aeroporto de Guarulhos ao Porto de Santos, pela Rodovia dos Imigrantes. Está orçada em R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões para execução das obras, desapropriação de terrenos, reassentamento de famílias e fazer a compensação. Serão desapropriados 1.070 imóveis e cerca de 10 mil empregos serão gerados com a obra.

 

Trecho Norte

 

O Trecho Norte terá 44,2 quilômetros de extensão e mais quatro quilômetros na interligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A obra está prevista para começar em dezembro. O empreendimento tem potencial para gerar 48 mil empregos diretos e indiretos. O trabalho inclui reassentar 2 mil famílias, com custo previsto total de R$ 155 milhões; desapropriar 2,1 mil imóveis, ao preço de R$ 568 milhões; suprimir a vegetação de 114 hectares e replantar 500 hectares.

 

De acordo com Casagrande, esse trecho terá sete túneis, totalizando 6,37 quilômetros e 20 viadutos, totalizando 7,4 quilômetros. O valor do empreendimento está estimado em R$ 6,1 bilhões. A obra viária custará R$ 4,51 bilhões.

 

Casagrande garante que o Trecho Norte do Rodoanel reduzirá o número de caminhões trafegando na Marginal Tietê, diminuirá os níveis de poluição na capital e garantirá aumento da velocidade no trânsito em geral. “Haverá também a recuperação da cidadania aos moradores de áreas ocupadas, com o Programa de Reassentamento, que oferecerá uma casa no valor de R$ 90 mil com escritura na mão, além do pagamento de auxílio-aluguel de R$ 480,00 e da mudança, R$ 300. Não podemos esquecer que haverá a recuperação de espaços em processo de desmatamento”.

 

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