Notícias

O tema sistema prisional de Rondônia foi amplamente debatido pelos deputados

 

O deputado Ribamar Araújo (PT) destacou a distância da relação existente entre o discurso e a realidade do sistema prisional não só do Estado de Rondônia, mas de todo o País. Ribamar declarou ser uma verdadeira injustiça submeter um ser humanos as unidades carcerárias que não oferecem a menor condição de ressocialização, pelo contrário desenvolvendo no indivíduo sentimento de raiva e revolta, provocados pela péssima estrutura física, marmitex, na maioria das vezes vencidos, exilados dos atendimentos médicos e jurídicos tão necessários aos homens. Por fim, o parlamentar cobrou maior comprometimento do Poder Executivo na garantia da ressocialização dos apenados de Rondônia.

 

O líder do governo do Rondônia, deputado estadual Edson Martins (PMDB), anunciou o acelerado processo de licitação que tramita em fase final na Superintendência Estadual de Licitação-Supel/RO para a implantação de uma cozinha industrial para atender diariamente 5 mil alimentações exclusivamente para detentos. Edson Martins declarou também que a mão-de-obra utilizada no preparo dos alimentos será dos próprios presos, que de acordo com o projeto, trabalharão com o sistema de comutação de pena, um dia de redução de pena para cada dia três dias trabalhados.

 

A deputada Ana da 8 (PT do B) disse que a explanação do juiz Sérgio William sobre o sistema prisional de Rondônia foi realizada sem preconceitos. Devido ao preconceito enfrentado pelo ex-preso, muitos deles acabam voltando para os presídios por falta de ressocialização, afirmou. Falou ainda, que esteve no Presídio Panda há 15 dias e ficou chocada com as condições em que estão, com celas superlotadas e presos doentes com Aids e tuberculose convivendo no mesmo local, sendo que muitos estão sofrendo abusos sexuais. Sugeriu ao juiz Sérgio William que solicite uma parceria do Senac e Sebrae para que realize nos presídios cursos profissionalizantes.

 

Epifânia Barbosa (PT) informou que há 20 dias participou de uma audiência pública sobre o sistema prisional em relação a educação com o juiz Sérgio Willian. “Coloquei-me à disposição para contribuir para amenizar este quadro e na oportunidade ele pediu para fazer a explanação na Assembleia Legislativa para sensibilizar os deputados. E essa palestra realizada hoje, creio que pôde esclarecer aos deputados sobre a atual situação do sistema prisional. Todos nós estamos aprisionados, eles nos presídios e nós em nossas casas por causa da violência”, afirmou.

 

A secretária Mirian Sperafico se colocou a disposição dos deputados para resolver as questões que hoje afetam o sistema carcerário de Rondônia.

 

Por: ALE/RO -DECOM
(Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *