Notícias

Dilma tenta conter brechas que começaram com Lula

Ela vai na contramão de atos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que abriram brechas a negócios de fachada.

Em menos de dois meses, a presidente Dilma Rousseff já baixou dois decretos tentando conter uma série de denúncias que envolvem entidades sem fins lucrativos, empresas fantasmas e desvio de dinheiro público. Ela vai na contramão de atos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que abriram brechas a negócios de fachada.

Antes de mandar suspender os repasses de verbas, Dilma já havia transferido aos ministros, em meados de setembro, a responsabilidade de avalizar os contratos, depois de checar se as entidades existem e não são alvos de denúncias.

Desde o início de 2010, bastava às entidades candidatas a receber dinheiro da União apresentar uma simples declaração de funcionamento “emitidas por três autoridades locais”. Em agosto de 2009, Lula vetou a exigência de apresentação de documentos fiscais emitidos pela Secretaria da Receita Federal para atestar o funcionamento das entidades beneficiárias de dinheiro público. A justificativa do veto ao artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias foi evitar a burocracia nas parcerias.

O mecanismo revelou-se um convite ao funcionamento de ONGs de fachada ou criadas pouco tempo antes de receber dinheiro público, a partir de um cadastro fiscal pré-existente. Foi o que aconteceu com a ONG Via BR, contratada pelo Ministério do Esporte pouco depois de encampar o cadastro da Associação Maria Amor e Esperança. A Via BR subcontratou a empresa responsável pelo site da campanha do cunhado do então ministro Orlando Silva. Em outro convênio, a Via BR subcontratou Ana Petta, a mulher do agora ex-ministro.

Related posts
Notícias

Deodápolis lança licitação para construir escola em tempo integral com 18 salas de aula

Unidade será voltada ao ensino de qualidade e acolhimento em tempo integral, com investimento de R$…
Read more
Notícias

Publicada empresa vencedora da licitação para a construção da UBS Vila Romana, em Caxias

Nova UBS terá investimento de R$ 4,1 milhões, com capacidade para atender aproximadamente oito mil…
Read more
Notícias

Simões Filho abre licitação para compra de 15 mil cestas básicas

A Prefeitura de Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador, lançou licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *