Notícias

‘Governo vai assumir mais risco para ter trem-bala’

Para evitar novo fracasso, ANTT estuda pagamento por atraso em obra e baixo número de usuários, como querem investidores

 

Mais um atraso no cronograma e uma parcela maior de risco na conta do governo. Esse é o retrato atual do projeto do trem de alta velocidade que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. Na melhor das hipóteses, o trem começará a circular em 2017 e a um custo maior para os cofres públicos.

A rodada de conversa com os candidatos a operar o negócio e oferecer a tecnologia do trem levou o governo a estudar assumir uma demanda mínima de passageiros. Se o número de usuários ficar abaixo do estimado, o governo compensará a operadora.

Além disso, os candidatos querem um seguro contra eventuais atrasos na obra, adiantou ao Estado o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. O leilão deverá ser realizado em julho.

A seguir, os principais trechos da entrevista.

Para quando ficou o lançamento do edital do trem-bala, que estava previsto para outubro? Fizemos reuniões exaustivas e profundas com todos os interessados nessa primeira etapa, que escolherá o operador e a tecnologia. Provavelmente em duas semanas haverá um desenho do edital para a consulta pública. Hoje sabemos bem as limitações de cada grupo, quais são os pontos que incluem ou excluem A ou B. Fechamos as conversas com o pessoal da Alemanha, França, Espanha, Japão e os coreanos.

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para obras de drenagem em rua do Bairro Concórdia

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação (SMOBI 96.040/2024 CC) para obras de…
Read more
Notícias

Garopaba lança licitação para Centro de Inovação e Eventos

Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura anunciou a abertura do processo licitatório Garopaba…
Read more
Notícias

Assinada licitação para reconstrução de unidade de saúde em Nova Brasília, Ilha do Mel

Serão mais cerca de três milhões de investimento do Município O prefeito Marcelo Roque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *