PropostasQuestões sobre Licitações

Recusa no envio da proposta ajustada

O pregoeiro convocou uma licitante para encaminhar proposta ajustada ao lance final para 2 itens. A empresa encaminhou a proposta ajustada somente para um item. Nessa situação cabe desclassificar ou dá oportunidade de encaminhar a proposta para o outro item?

A proposta ajustada é necessária para a formalização do último lance ofertado pelo licitante. No entanto, a recusa no envio ou a ausência desta proposta não justifica a desistência da empresa, posto que a proposta ajustada é uma decorrência lógica e obrigatória da participação da empresa.

Entendo que é possível adotar o seguinte procedimento:

1) Reiteração – mediante envio de notificação – da necessidade de a empresa enviar a proposta ajustada para o item faltante, em cumprimento ao disposto no edital.

2) Caso a empresa não a envie, registre em ata o fato e adote o preço dado no último lance para aquele item. O lance é manifestação firme, concreta e séria, que vincula o licitante à Administração e o obriga a cumprir o objeto por aquele preço (lance) ofertado.

3) Não é dado ao licitante, por qualquer meio (a exemplo da recusa no envio da proposta ajustada), a prerrogativa de desistir do lance ofertado.

 

Publicado em 14 de agosto de 2022

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *