HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Inabilitação: documentação com fé pública de outro municipio

O Pregoeiro de um determinado município poderá inabilitar uma empresa por esta ter apresentado documentação com fé pública do município diverso daquele do certame, ou seja apresentou documentação com fé pública nos documentos do município sede da empresa. O edital previa: “Os documentos necessários a habilitação do proponente poderão ser apresentados em vias originais ou por qualquer processo de cópia, a exceção de fotocópias em papel termo-sensivel (fac-simile), autenticada por cartório competente, pelo pregoeiro, pelos membros da equipe de apoio ou ainda publicação em órgão da imprensa oficial” Feito recurso não foi aceito, devido a justificativa que teria que ser pelo pregoeiro do município objeto do certame, porem a empresa teve fé publica em seus documentos pelo pregoeiro do município da sede da empresa. Pergunto, posso fazer alguma defesa administrativa ainda sobre o principio da presunção de veracidade dos atos públicos?

O problema da situação apresentada é que o pregoeiro que está promovendo o certame não tem garantia alguma de que a pessoa que autenticou os documentos em outro município é, de fato, um pregoeiro, investido na função regularmente, com competência para tanto.

Não é sem motivo que o edital apenas previu determinadas formas de autenticação: por cartório, pelo pregoeiro, pelos membros da comissão ou por publicação em imprensa oficial. No caso do cartório, por exemplo, é a lei quem investe o cartorário de fé pública para autenticação de documentos, assim como no caso da publicação em órgão da imprensa oficial.

A autenticação efetuada por servidor da Administração só é válida perante à Administração à qual ele pertença e exclusivamente perante o certame licitatório específico. Assim, até mesmo em virtude do princípio da isonomia e da vinculação ao instrumento convocatório, foi correta a atitude do pregoeiro ao decidir pela inabilitação.

(Colaborou Dra. Giorgia Adad, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 04 de setembro de 2014
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *