ContratosQuestões sobre Licitações

Exclusividade dos contratos administrativos

Na minha cidade tem uma empresa que tem um contrato na prefeitura de uma marca que eles representavam, mas hoje eles não representam mais, a empresa nova que representar essa mesma marca tem algum direito a esse contrato por exclusividade?

Os contratos administrativos são intuitu personae, são firmados com a pessoa jurídica que venceu a licitação, ou era detentora da exclusividade de fornecimento de determinado produto ou serviço (artigo 25 da Lei Federal nº8666/93), e por ela devem ser executados.
Não se admite que outra pessoa jurídica venha assumir o contrato automaticamente em função da aquisição de marca ou outra condição que o valha.

Publicado em 03 de novembro de 2020

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

O edital exige uma amostra que custa muito caro. Posso não apresentar?

Para os Editais que exigem a apresentação de amostra, o licitante não poderá deixar de…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Posso não responder todos os pedidos de esclarecimentos solicitados pelas empresas? Eles podem solicitar anulação posteriormente?

A Administração deve prestar todos os esclarecimentos solicitados sob pena de ser suscitada a…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Após o fim de um Processo licitatório, é possível ter acesso a todas informações? A prefeitura está negando apresentar as informações.

De acordo com o art. 13 da Lei de Licitações os atos praticados no processo licitatório são…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *