HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Empresas que podem exercer atividades de engenharia

Qual embasamento na lei para justificar que a referida ong pode participar de licitação em serviços de engenharia, sendo que possui no seu estatuto o referido objeto.

Uma pessoa jurídica pode exercer atividades próprias do segmento de engenharia se possuir requisitos imprescindíveis ao exercício da atividade. São eles:

a) Na cláusula do objeto social do Contrato Social deverá estar prevista a atividade de engenharia pretendida, por exemplo, execução de obras civis, instalações elétricas, manutenção de máquinas, instalação de sistemas de ar condicionado etc.

b) A pessoa jurídica deverá possuir profissional técnico da engenharia contratado (ou pertencente ao quadro societário) com atribuição específica para o exercício da atividade pretendida. Por exemplo: se o objeto for obras civis, engenheiro civil; instalações elétricas de média e alta tensão, engenheiro elétrico; sistemas de ar condicionado, engenheiro mecânico; e assim por diante, conforme estabelecido pelas Resoluções CONFEA nº 218/73 e nº 1010/05 e nº 1010/05 – Anexo.

c) A pessoa jurídica deverá registrar-se no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) da sua localidade.

d) Cumprir todas as formalidades adicionais exigidas pelo CREA para o exercício da atividade ligada à profissão de engenharia.

Para maiores informações acesse o site: www.confea.org.br.

 

Publicado em 14 de outubro de 2016

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Questões sobre Licitações

Dificuldade na primeira emissão da CRF/FGTS

Somos uma empresa recém constituída (06.12.2019). Participamos de um Pregão Eletrônico…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Exclusividade dos contratos administrativos

Na minha cidade tem uma empresa que tem um contrato na prefeitura de uma marca que eles…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Substituição do Pregoeiro durante a licitação

No decorrer de um processo de pregão presencial, em fase de análise e julgamento de recursos, é…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *