ContratosQuestões sobre Licitações

Empresa suspensa com contrato vigente em outras prefeituras

Em caso de uma empresa com contrato vigente com esta prefeitura ser apenada conforme o art. 87 inciso III da Lei 8.666/93 com suspensão temporária/ impedimento de contratar por meio de ação impetrada por outra prefeitura, o contrato vigente com esta prefeitura permanece legal? É lícito aditá-lo? Ou o contrato deve ser rescindido?

 

Há duas posições. A primeira entende que a penalidade do inciso III circunscreve-se à mesma administração somente (no caso, a prefeitura que aplicou a penalidade). A outra entende que é aplicável irrestritamente a todas as administrações. Às vezes o edital é expresso quanto à posição adotada.

Além disso, é preciso considerar as circunstâncias da contratação. Há casos em que a Administração, de modo legal, já decidiu prosseguir com contratos em andamento, mesmo quando a contratante sofreu penalidade que em tese determinaria a interrupção dessa contratação, a bem do serviço e interesse públicos.

(Colaborou Dr. Saulo Stefanone Alle, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados)

Publicado em 08 de dezembro de 2014
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
ContratosModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

O que é o Termo de Referência e como deve ser elaborado?

O termo de referência é o documento elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares e deve…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

O que é a contratação direta e como ela é regulamentada?

Contratação direta ocorre quando em casos autorizados por lei, não há a necessidade de…
Read more
ContratosEspecial: Nova Lei de LicitaçõesModalidades de LicitaçãoQuestões sobre Licitações

Como a nova lei aborda a transparência e o controle social?

A Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021, trouxe diversas inovações e aprimoramentos em…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *