ContratosQuestões sobre Licitações

Como cancelar um contrato com a prefeitura?

 Tenho uma pequena empresa de construção na Paraiba. Recentemente ganhei uma licitação para pavimentação em calçamento em uma cidade do interior, modalidade tomada de preços, com recursos do Ministerio do Turismo, com repasse Pela Caixa Economica FEderal. Já está com mais de 05 meses que não recebi a primeira medição. Soube que semana passada o recurso chegou, mas a prefeitura está no CALC. Gostaria de saber como faço para cancelar este contrato como empresa, ou seja qual a justificativa que posso relatar pra não concluir a obra, visto que o projeto é de 2009 e os preços de 02 meses pra cá triplicou e está faltando material como pedra que está imcompativel realizar o serviço.

De acordo com o art. 78, inciso XV, da Lei de Licitações, constitui motivo para a rescisão contratual o atraso no pagamento superior a 90 (noventa) dias, o que pode servir de subsidio para um eventual pedido de rescisão.

Entretanto se o problema for a justa remuneração da obra, caso a Contratada possua documentos e elementos suficientes que comprovem o desequilíbrio econômico financeiro do contrato por fatos imprevisíveis ou previsíveis mais de conseqüência incalculável, a Contratada poderá com base no art. 65, inciso II, alínea d, requerer o reequilíbrio.

(Colaborou Dra. Camille Hurtado, advogada especializada em licitações e contratos administrativos)

Publicado em 30 de maio de 2012
Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *