HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Catálogo dos equipamentos na Licitação

Seguem os fatos: Em um Pregão Eletrônico foi licitado a aquisição de torno mecânico. Ao final da etapa de lances e após negociação, a primeira empresa colocada foi desabilitada, pois ao efetuarmos diligência e conferirmos o catálogo do equipamento ofertado, constatamos divergência com as características solicitadas no Edital. Passamos a negociar com a segunda colocada e após conferirmos o catálogo do licitante, constatamos que o mesmo estava divergente com as características do Edital, porém foi encaminhado por parte da empresa, um documento onde se compromete a fazer as adequações necessárias para entrega do equipamento. Aceitamos o catálogo com a justificativa, porém o próximo licitante impetrou recurso se manifestando contrário a decisão do pregoeiro. Nos memoriais apresentados a recorrente alega que estamos aceitando adquirir um equipamento virtual através de meras expectativas e solicita a desclassificação da empresa concorrente. No caso exposto, a Administração deve manter a sua decisão inicial, mesmo o licitante tendo mostrado um catálogo original do fabricante que diverge da característica solicitada no edital, porém se comprometendo a fazer as adequações necessárias no equipamento para atender o Edital e sem perder a garantia?

Em regra, do narrado, não parece possível concluir por ilegalidade na decisão do pregoeiro e, nem as alegações do terceiro colocado, como descritas, evidenciam ilegalidade. No entanto, é muito importante verificar qual é o tratamento que o edital dispensa ao catálogo e conferir os cuidados necessários quanto à garantia do produto. Ademais, vale lembrar que não será o caso de inabilitação, mas de desclassificação da proposta, se for o caso.

 

(Colaborou Dr. Saulo Stefanoni Alle, advogado especializado em licitações e contratos, no escritório AMP Advogados)

 

Publicado em  19 de novembro de 2012
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *