ContratosQuestões sobre Licitações

Alteração societária

Durante a execução de um contrato, a Empresa Contratada mudou sua razão social, o que incluiu a alteração do quadro societário (saindo um dos sócios e entrando um segundo sócio), alterando a razão social, mas sem alteração do CNPJ. Diante a situação, seria possível aditar o contrato e mantê-lo em vigor, mesmo com essa alteração mencionada?

A mudança da razão social da empresa em nada impacta a regularidade jurídica do contrato administrativo. Quando muito, suscitará um apostilamento para alteração do nome da empresa no cadastro para fins contábeis, nada mais.

Quanto à alteração societária é necessária uma análise diferente. Se a alternância ou substituição dos sócios não modificou a capacidade técnica ou o potencial econômico da empresa, não vejo impacto no contrato administrativo. No entanto, se um dos sócios que possuía a qualificação técnica para a execução do contrato retira-se da sociedade, é certo que a alteração modificará a aptidão e experiência da empresa para o cumprimento do objeto contratado. Da mesma forma, a saída de um sócio (pf ou pj) que detém capital significativo, também poderá impactar na capacidade econômica da empresa.

Só será relevante para o contrato administrativo, a alteração societária que prejudicar a execução do contrato, conforme o art. 78, XI, da Lei 8.666/93:

“Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:
(…)
XI – a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;”.

Nesses casos – de alteração societária – a Administração Pública (órgão contratante) precisará ser consultada e, se demonstrada que a alteração não prejudicará a capacidade da empresa em concluir o objeto contratado, não vejo óbice a que a Contratante autorize a operação, mantendo-se o contrato administrativo.

 

Publicado em 03 de novembro de 2020

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *