ContratosQuestões sobre Licitações

Alteração societária

Durante a execução de um contrato, a Empresa Contratada mudou sua razão social, o que incluiu a alteração do quadro societário (saindo um dos sócios e entrando um segundo sócio), alterando a razão social, mas sem alteração do CNPJ. Diante a situação, seria possível aditar o contrato e mantê-lo em vigor, mesmo com essa alteração mencionada?

A mudança da razão social da empresa em nada impacta a regularidade jurídica do contrato administrativo. Quando muito, suscitará um apostilamento para alteração do nome da empresa no cadastro para fins contábeis, nada mais.

Quanto à alteração societária é necessária uma análise diferente. Se a alternância ou substituição dos sócios não modificou a capacidade técnica ou o potencial econômico da empresa, não vejo impacto no contrato administrativo. No entanto, se um dos sócios que possuía a qualificação técnica para a execução do contrato retira-se da sociedade, é certo que a alteração modificará a aptidão e experiência da empresa para o cumprimento do objeto contratado. Da mesma forma, a saída de um sócio (pf ou pj) que detém capital significativo, também poderá impactar na capacidade econômica da empresa.

Só será relevante para o contrato administrativo, a alteração societária que prejudicar a execução do contrato, conforme o art. 78, XI, da Lei 8.666/93:

“Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato:
(…)
XI – a alteração social ou a modificação da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execução do contrato;”.

Nesses casos – de alteração societária – a Administração Pública (órgão contratante) precisará ser consultada e, se demonstrada que a alteração não prejudicará a capacidade da empresa em concluir o objeto contratado, não vejo óbice a que a Contratante autorize a operação, mantendo-se o contrato administrativo.

 

Publicado em 03 de novembro de 2020

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
Questões sobre Licitações

Dificuldade na primeira emissão da CRF/FGTS

Somos uma empresa recém constituída (06.12.2019). Participamos de um Pregão Eletrônico…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Exclusividade dos contratos administrativos

Na minha cidade tem uma empresa que tem um contrato na prefeitura de uma marca que eles…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Substituição do Pregoeiro durante a licitação

No decorrer de um processo de pregão presencial, em fase de análise e julgamento de recursos, é…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *