Notícias

Presidente do TJ violou o contraditório

MPE diz em recurso que presidente do TJ violou o contraditório, confundiu emergência e calamidade e baseou decisão em informações falsas da PGE

 

O procurador geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo, protocolou nesta segunda-feira, 1, o recurso de Agravo Regimental contra a decisão da presidente do Tribunal de Justiça, Jacqueline Adorno, que semana passada cassou a decisão liminar da juíza Vanessa Lorena Martins, que suspendia o Decreto nº 4.279, de 19 de abril, pelo qual o governo do Estado declarou calamidade nos hospitais e nas unidades estaduais de serviço na saúde.

Conforme o Ministério Público Estadual (MPE), no recurso, o procurador geral alega que, quando a desembargadora decidiu suspender a liminar expedida por magistrada de primeiro grau, houve “violação do contraditório”, já que o autor da ação, no caso o MPE, não foi ouvido, “indo contra a Constituição Federal”. Mais uma vez sobressalta aos olhos o imenso prejuízo na falta de abertura do contraditório, pois se tivesse sido franqueado ao autor da ação originária, certamente, com os esclarecimentos deste, a magistrada de segundo grau não teria decidido da forma que o fez, defendeu Clenan Renaut na ação.

O procurador geral, ainda conforme o MPE, também reforça no recurso que houve “equívoco” da desembargadora ao confundir emergência e calamidade pública. “Situações diferenciadas, sendo que a emergência caracteriza-se por atendimento em situação que possa comprometer a segurança das pessoas, obras, serviços, equipamentos públicos e outros bens, exigindo rápidas providências da administração. Já calamidade pública é a situação de perigo e de anormalidade social decorrente de fatos de natureza, tais como inundações devastadores, vendavais, entre outros”, explicou nota do MPE.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *