Notícias

PP indicará deputado para lugar de Negromonte em ministério

Na volta. Antes de deixar Salvador, na segunda-feira, rumo a Havana, a presidente Dilma Rousseff determinou que aguardassem sua volta para tratar do assunto. E ontem, ao conceder uma entrevista coletiva na capital cubana, Dilma anunciou que trataria do caso do ministro Negromonte quando retornasse ao Brasil.

Ela chegou a citar a quinta-feira como o dia em que resolveria a questão. Repetiu o mesmo gesto da véspera da demissão de Carlos Lupi do Ministério do Trabalho. Em viagem a Caracas, na Venezuela, perguntada sobre a situação de Lupi, disse que problemas do Brasil resolveria no Brasil.

Troca. De acordo com um interlocutor presidencial, o Palácio do Planalto já se convenceu de que trazer de volta um ex-ministro – como Márcio Fortes – não é boa ideia, por várias razões. Até porque parece falta de alternativa. Afinal, a troca obrigaria a presidente a escolher outro nome para substituir Fortes na função de Autoridade Pública Olímpica (APO). Sem falar que haveria uma briga entre os aliados pela ocupação do posto.

O líder é visto como o melhor representante da bancada da Câmara, onde conta com o apoio de 30 dos 39 deputados da bancada. Além disso, Aguinaldo tem a simpatia da bancada de cinco senadores do PP no Senado, em que se inclui o presidente nacional do partido e senador Francisco Dornelles (RJ).

“Existe um consenso no Senado de que o nome do ministro deve sair da Câmara”, diz o senador Ciro Nogueira (PP-PI). Embora seja muito ligado a Aguinaldo, Ciro tem a cautela de não interferir na escolha. “Os senadores veem com muito bons olhos a indicação de qualquer nome do grupo do líder”, completa.

Embora os pepistas digam que partiu da presidente, e não da legenda, a iniciativa de trocar o ministro, o fato é que Negromonte perdeu sustentação na bancada desde que se envolveu na disputa pela liderança e saiu derrotado pelos próprio pares. Foi esta briga que acabou cacifando Aguinaldo junto ao Planalto. /

 

Por: CHRISTIANE SAMARCO, JOÃO DOMINGOS, VERA ROSA / BRASÍLIA
COLABORARAM TÂNIA MONTEIRO e LISANDRA PARAGUASSU
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *