Segundo Vilaça, é possível escoar hoje entre oito e 10 milhões de toneladas de produtos do complexo soja (grãos e farelo) por Itaqui. Ele lembra que a Norte-Sul vai permitir no futuro o transporte de contêineres do tipo Double stack para os portos mais ao norte.
Diretor-executivo da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de de tráfego Portuário (Fenavega), Marcos Soares também aposta no sucesso da obra, ao afirmar que qualquer terminal especializado dá vocação ao porto. Soares defende a integração entre os modais como fundamental para o desempenho do porto e argumenta que não adianta ter acesso aquaviário sem acesso por terra, principalmente por ferrovia.
Movimentação de carga
Informações da Antaq sobre a movimentação de cargas em Itaqui no primeiro trimestre deste ano mostram que o porto maranhense bateu o recorde de janeiro a março, com 2,7 milhões de toneladas e crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2010. Os combustíveis ainda respondem pela maior parte da movimentação, com 1,5 milhão de toneladas; seguidos do ferro-gusa, com 520,7 mil toneladas no período.
O complexo de soja, no entanto, tem mantido trajetória ascendente, com 196,7 mil toneladas ou 137% de crescimento no trimestre, na comparação com o ano passado. Como resultado do crescimento da demanda do setor agrícola, os fertilizantes também cresceram 246% em volume e atingiram 143,6 mil toneladas.
Por: Sueli Montenegro
(Fonte: Agencia CNT)