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Agência reguladora aprova licitação para o Porto de Itaqui, no Maranhão

Obra de implantação do terminal de grãos deve ampliar a exportação de soja para 10 milhões de toneladas até 2024.

 

 

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a abrir processo de licitação para a construção do terminal de grãos do Porto de Itaqui, no Maranhão. Antiga reivindicação do setor agrícola, o empreendimento tem investimento estimado em R$ 245,9 milhões na primeira etapa da obra e R$ 76,5 milhões na segunda fase.

Aprovado na semana passada pela Antaq, o edital de concorrência vai permitir o arrendamento de quatro lotes para a implantação de áreas de armazenagem, de um sistema de recepção de carga ferroviária e da área de expedição, em área total de 119,3 mil metros quadrados. O lançamento da licitação depende, porém, de aprovação do Tribunal de Contas da União.

A primeira fase do terminal deverá ser finalizada em 2013. Já a segunda etapa está prevista para o sétimo ano de funcionamento do terminal de grãos.

A expectativa é de que o terminal movimente, já a partir de 2013, cinco milhões de toneladas de grãos por ano, com destaque para a soja produzida no Centro-Oeste e em outras áreas de fronteira agrícola. Esse volume deve dobrar até 2024 e atingir 10 milhões de toneladas.

Para o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a obra de Itaqui é uma decisão inteligente por permitir a estruturação de uma logística adequada, a partir da integração do porto com as ferrovias Norte Sul e Transnordestina. “Todo projeto ferroviário tem uma tendência natural de parar no porto. A partir do momento em que ele se estrutura para receber e despachar isso é fundamental para se ter um sistema de movimentação mais eficiente e menos oneroso”, explica Vilaça.

O diretor da ANTF lembra também que o Canal do Panamá estará duplicado até 2014, o que transforma os portos de Santarém (PA), Itaqui (MA), Pecém (CE) e Suape (PE) em portas de entrada na América do Sul para a carga proveniente de navios da Ásia e do Oceano Índico. Em razão da grande movimentação no canal, essa carga é desembarcada atualmente em portos no Chile, de onde é transportada por rodovia, e no leste dos Estados Unidos e do México.

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