HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Desistência de proposta em licitações

Uma determinada empresa participou de licitação em 02/12/2014 para prestação de serviço sendo a terceira colocada. A primeira foi inabilitada (não apresentou documentação solicitada no edital) a segunda foi convocada, porém pediu desistência, sendo enfim classifica a terceira com o menor preço. No entanto um documento solicitado no edital seria inscrição no CREA, mas analisando os autos percebi que a data da entrada do registro se deu logo após a licitação, em 10/12/2014. Pode ser feita a homologação desta empresa?

Tratando em tese do caso, estritamente como relatado e apenas pelas informações fornecidas, é possível suscitar uma irregularidade séria precedente à habilitação: é que não se admite a desistência de proposta em licitações. Esse é um caminho de fraude e, de modo expresso, não é admitido pela lei.

No mesmo sentido, a inabilitação grosseira tem gerado sanções pela Administração Pública, pelo mesmo motivo. Por fim, não está claro o que se deve entender por “entrada do registro”, mas tudo indica que a condição da empresa era discutível – abrindo boas chances para um eventual recurso ser provido, ou mesmo para intervenção dos órgãos de controle.

(Colaborou Dr. Saulo Alle, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
EditalQuestões sobre Licitações

Empresa Recém criada – Sem atestado

No edital pedi atestado de capacidade técnica, como um dos requisitos para habilitação, no…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Revisão de Preços Registrados

Os valores registrados em ata de registro de preços podem sofrer alteração?  Na prática é…
Read more
Dispensa e InexigibilidadeQuestões sobre Licitações

Limite da Dispensa de Licitação

Quantos COTEP posso fazer por ano? O que preciso observar na hora de fazer o COTEP, posso fazer…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *