Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Licitação para aquisição de gerador

Estou redigindo o Termo de Referência para um Edital de contratação de empresa de engenharia para:operação, instalações e manutenções preventivas e corretivas, reparos, em sistemas de infraestruturas prediais (elétricas, ar condicionado e NOBREAK), cujos itens a serem licitados já estão instalados e operacionais no nosso parque de informática. Como não existe o sistema de energia emergencial que é fornecida a energia elétrica através de um Grupo Motor Gerador, pergunto se é cabível, pois na Lei 8666/93 a administração pode ter este serviço via licitação, onde as parcelas mensais e dentro do ano fiscal, na modalidade de leasing, receber o equipamento e integra-lo no nosso patrimônio.

 

Está correto este raciocínio? “Caso estejam aproveitando que vão licitar os serviços de manutenção das instalações elétricas e desejam incluir o fornecimento de energia em casos de emergência, de modo a embutir a aquisição do gerador que o contratado vier a disponibilizar para o serviço, isso NÃO É POSSÍVEL?

Já é extremamente discutível se cabe a empresa que faz a manutenção disponibilizar o gerador para casos de falta de energia na rede que não decorram da própria manutenção; e, se fosse para incluir, cremos que a figura jurídico-contábil mais adequada seria locação do equipamento.

Agora, no caso da extrema necessidade em adquirir um gerador para uso permanente, o correto é licitar e pronto.

Não dá pra misturar as duas coisas (manutenção das instalações e compra de gerador).

 

(Colaborou Dr. Paulo Roberto Almeida, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados.)

 

Publicado em  01 de novembro de 2012
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *