PropostasQuestões sobre Licitações

Julgamento por preço global e não unitário nas Propostas

Estamos participando de um processo licitatório em que fomos inabilitados. Trata-se de uma obra de engenharia. Ocorre que a nossa proposta foi a mais vantajosa (menor preço), porém o Edital previa que um valor mínimo para a mão de obra (10% abaixo do valor orçado pelo município) e o nosso valor ficou abaixo deste (aproximadamente 30%), porém compatível com o valor de mercado, já que o julgamento é por preço global e não unitário. O valor global ficou aproximadamente 10 % abaixo do valor orçado pelo município. Quais as chances de revertermos e processo e qual o procedimento que devemos adotar?

O STJ, o TCE-SP, assim como o TCU e toda a doutrina, tem um entendimento pacífico de que mesmo tratando-se de julgamento por preço global (como é o caso), os preços unitários devem ser verificados.

Aliás, é norma expressa da Lei n.8.666/93, disposta no art.44:

§3º.  Não se admitirá proposta que apresente preços global ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatório da licitação não tenha estabelecido limites mínimos, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.

Entretanto, no caso em tela afirma a pergunta que muito embora o preço unitário estivesse menor do que o estipulado pela Administração, está dentre o praticado em mercado, dessa forma, o caso merce uma análise concreta para uma exata posição sobre as chances de reverter uma eventual desclassificação.

(Colaborou Dra. Camille Hurtado, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

Publicado em 25 de julho de 2014
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

{fcomment}

Related posts
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Cadastro prévio para licitações

Para participar das licitações, tenho que cadastrar minha empresa previamente nas…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Contrato nas Licitações X Pesquisa de Preço

Em relação ao contrato de prestação de serviços, técnicos, jurídicos, contábeis, etc…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

Renovação de contrato de locação de imóvel exige pesquisa de mercado.

Sobre renovação de contrato de locação de imóvel para a administração. É preciso fazer uma…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *