HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Diferença na documentação para empresas S.A. e LTDA

Qual a diferença da documentação exigida para participar em uma Licitação Pública de uma empresa S.A. e uma empresa LTDA.? Se a empresa muda sua constituição (LTDA para S.A.) como ficaria seu Acervo Técnico?

Os documentos exigidos para a participação em licitações são aqueles que comprovam a regularidade da empresa,  sua boa saúde financeira e capacidade técnica suficiente para assumir a execução do contrato e isso independe de tipo societário, portanto, os documentos são praticamente os mesmos. Por exemplo, tanto a sociedade limitada como a sociedade anônima terão que comprovar a regularidade com o Fisco, FGTS, INSS, balanço patrimonial, contrato ou estatuto registrados, certidão negativa de falência e assim por diante.

Quanto ao Acervo Técnico não há  alterações, mesmo porque o CNPJ continuará sendo o mesmo e o contrato social da sociedade limitada passará a se chamar estatuto social e isso não apaga a capacidade técnica da empresa que continua existindo.

( Colaborou Dra. Andrea Lucia, advogada especializada em licitações e contratos, no escritório AMP Advogados).

Related posts
PropostasQuestões sobre Licitações

O pregoeiro e a equipe são obrigados a divulgar o preço médio da licitação? Muitas empresas estão exigindo essa informação. Como podemos nos respaldar?

A Lei 14.133/21 prevê a possibilidade de o orçamento estimado da contratação ter caráter…
Read more
Questões sobre LicitaçõesRegistro de Preço

Como cancelar lances por erro de digitação?

A lei não prevê a possibilidade de alteração de lances por erro de digitação. Em sendo assim…
Read more
ContratosQuestões sobre Licitações

É legal o pregoeiro negociar com os participantes? Explico o caso: O primeiro colocado mandou uma proposta com erro de digitação e desistiu (o valor era inexequível). O pregoeiro chamou o segundo lugar e perguntou se era possível fazer o valor do primeiro colocado (que era um erro de digitação), a empresa 2 desistiu. E o pregoeiro fez isso com terceiro e quarto colocado. Ninguém aceitou e o pregoeiro propôs um outro valor, seguindo inexequível. Ele pode fazer isso?

O pregoeiro, através do artigo 61 da Lei 14.133/21, tem o poder de negociar condições mais…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *