HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Capital Social e Patrimônio Líquido

É necessária a exigência de  “Capital Social” e “Patrimônio Líquido”?

Vejamos o que diz o art. 31, §§ 2º e 3º, da Lei 8.666/93:

 

“§ 2o  A Administração, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório da licitação, a exigência de capital mínimo ou de patrimônio líquido mínimo, …”.

“§ 3o  O capital mínimo ou o valor do patrimônio líquido a que se refere o parágrafo anterior não poderá exceder a 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, devendo a comprovação ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização para esta data através de índices oficiais.

Nota-se que os dispositivos legais permitem que, para qualquer modalidade, a Administração pode exigir:

1) o Capital Social ou Patrimônio Líquido;

2) que o Capital Social ou Patrimônio Líquido estabelecido no Edital não ultrapasse o valor correspondente a 10% do valor estimado da contratação;

Portanto, respondendo à consulta, conclui-se que a Administração poderá sim exigir o “Capital Social” ou ainda o “Patrimônio Líquido” de 10, 9, 8, 5, 4,5, 3% … etc, do valor estimado para a contratação.

Geralmente o “Patrimônio Líquido” de uma empresa é maior que o seu “Capital Social”, contudo, não é uma regra.

(Colaborou Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações públicas e contratos administrativos).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta.

Related posts
ArtigosEspecial: Nova Lei de LicitaçõesOutras QuestõesQuestões sobre Licitações

Principais riscos e erros das empresas na adaptação à Lei nº 14.133/2021

CONFIRA 9 RISCOS E ERROS DAS EMPRESAS NA ADAPTAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES. 1. Entrar na disputa da…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

O que muda de verdade para o fornecedor com a Lei 14.133 (em 10 tópicos)?

(a). Planejamento pesa mais: ETP, TR e gestão de riscos ficaram centrais, então proposta sem…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Empresa pequena precisa ter programa de compliance para licitar?

Como regra, não. A Lei 14.133 não transformou programa de integridade em requisito geral de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *