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”Vamos cobrar grandes investimentos”

Quais são os caminhos para alcançar essas metas?

Acho que o grande desafio que temos para atingir esses objetivos é ter uma infraestrutura presente em todo o País, em alguns casos de fibra óptica e em alguns casos de outras tecnologias, como rádio. Mas a verdade é que temos de ter oferta e disponibilidade de serviço com preço módico em todo o território nacional. É por isso que o governo adotou algumas medidas e está adotando outras. A partir de 1.º de outubro, as empresas vão começar a oferecer internet a R$ 35, dentro do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), conforme o termo de compromisso que fizemos. Isso é só o ponto de partida. A nossa previsão é de que, em 2014, vai haver um porcentual expressivo dos internautas conectados com 10 ou mais megabits por segundo de velocidade. Só os leilões de 4G (telefonia celular de quarta geração) que vamos fazer vão colocar aparelhos no mercado que podem funcionar com velocidade de 100 megabits por segundo.

Como resolver a deficiência das telecomunicações nas áreas rurais?

Uma coisa importante que queremos fazer é internet e telefonia rurais, que nesses anos todos ficaram para trás. Vamos fazer uma licitação no ano que vem. Temos de começar a quitar essa dívida que temos com o campo. Eu diria que, numa sociedade cada vez mais baseada no conhecimento, ter acesso à informação e conexão rápida com o mundo é absolutamente vital, para o Brasil continuar crescendo e se desenvolvendo. Já conectamos as escolas urbanas (com banda larga), agora vamos conectar as rurais. O Ministério da Educação está com um plano grande de informatização, com uso de tecnologias novas na escola.

Como é esse plano?

Por exemplo, vão começar a fazer distribuição de tablets. Isso, gradativamente, vai substituir o livro didático. Hoje são distribuídos livros, com uma logística imensa em todo o território nacional. As crianças têm de andar com um volume enorme de livros, o que é pesado. Com as novas tecnologias, o estudante, então, vai andar com um tablet em uma mochilinha menor e ter muito mais facilidade para usar o material didático.

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