Notícias

Ucrânia – Concreto “inestimável”: Vinnytsia OVA realizou uma licitação de UAH 56 milhões e escondeu os preços dos materiais de construção

Segundo o prefeito de Bar, Volodymyr Savolyuk, em 2023, o governo decidiu retomar a reconstrução do estádio local. Ao mesmo tempo, esclareceram os preços dos materiais de construção, “esquecendo-se” de publicar uma comparação entre as estimativas antigas e as novas.

O sistema Prozorro revelou duas licitações para a reconstrução do estádio da cidade de Bar, região de Vinnytsia. Nas páginas do concurso é indicado que estão a ser celebrados contratos adicionais de obras, mas não há estimativa de materiais de construção. Ao mesmo tempo, certas despesas das autoridades locais, por exemplo, na região de Kiev, já levantaram questões: por exemplo, quando compraram uma frigideira por 700.000 UAH. No detalhe da documentação do concurso do “Prozorro” descobri Foco.

A data de publicação dos concursos é 24 e 25 de agosto de 2023. Um dia foi suficiente para anunciar e celebrar acordos com o empreiteiro – a empresa privada “B.V.V.-BUD”. É indicado que houve um ajuste 2 e um ajuste 3 ao principal acordos por 64 milhões de hryvnias. O preço pedido em ambos os casos é de UAH 28.017.36958 milhões. No total, mais de UAH 56 milhões.

O concurso foi anunciado pela Empresa Estatal “Engenharia de Arquitectura e Construção” – a instituição continua a reconstrução do estádio da Escola de Desportos e Juventude Infantil do Distrito de Bar “Kolos” (o endereço do estádio é Rua Komarova, 2). De referir que a SE “Engenharia de Arquitectura e Construção” é estrutural unidade Administração Estatal Regional de Vinnytsia, chefiada por Serhiy Borzov, membro do partido “Servo do Povo”. O Diretor da Empresa Estatal é Oleg Kalinovskyi. O responsável pelas propostas especificadas é Artem Shmagalov.

Se você abrir o contrato assinado entre PE “B.V.V.-BUD” e SE “ABI”, verá que não há estimativa. São indicados números gerais: o preço contratual das obras de construção e instalação é de UAH 28 milhões, dos quais UAH 6,4 milhões serão financiados pelo orçamento local, e o restante é o “montante de financiamento esperado”. Na arte. 3º do contrato, consta o Anexo nº 1, no qual são assinados apenas 6,4 milhões de UAH, além disso, mesmo aqui, apenas é indicado o valor total dos recursos materiais – mais de 3,3 milhões de UAH. Ou seja, não há como comparar o preço antigo e o novo, por exemplo, em concreto.

Concurso Vinnytsia OVA: detalhes
O primeiro concurso de 64 milhões de UAH para a reconstrução do estádio ocorreu em 2021, segundo dados do “Prozorro”. Por causa da guerra, o financiamento do projeto foi interrompido – é isso afirmou Prefeito da cidade de Bar, Volodymyr Savoliuk. No entanto, decidiram continuar o trabalho em 2023. Ao mesmo tempo, foi necessário realizar ajustes de 300.000 UAH e um exame de 140.000 UAH. Nos novos acordos – Reajustes 2 e 3 – não há comparação entre as estimativas antigas e as novas. Indica-se apenas que a diferença não pode ser superior a 50%.

Observe que PP “B.V.V.-BUD” fundado em 2007 com capital autorizado de UAH 21.000. O cidadão Vitaly Bobrov é o dono. Durante a existência do “Prozorro” ganhou 29 concursos no valor total de UAH 663 milhões. Todas as licitações foram vencidas exclusivamente na região de Vinnytsia. O maior cliente é a Administração Estatal Regional de Vinnytsia e estruturas relacionadas. Por exemplo, em maio de 2023 Vinnytsia OVA escolheu esta empresa específica para a reconstrução da Rua Batozka no valor de UAH 260 milhões.

A cidadã Inga Syvytska fez alguns comentários a respeito de dois ajustes para a reconstrução do estádio de Bar. O cidadão recorreu ao Serviço de Auditoria do Estado, alegando: “O preço inflacionado para necessidades não críticas, aquisições inadequadas em tempo de guerra, estas despesas injustificadas ameaçam a segurança nacional”. Ainda não há resposta do DAS.

Lembramos que a Verkhovna Rada da Ucrânia criou uma comissão especial que irá monitorar a regularidade dos contratos públicos. Os membros da comissão garantem que interromperão as licitações caso os dirigentes pretendam adquirir algo semelhante a “tambores ou frigideiras”.

Entretanto, os investigadores estavam interessados ​​nas compras de uniformes de inverno para as Forças Armadas, realizadas em 2022 pelo Ministério da Defesa da Ucrânia. Presume-se que a empresa vencedora seja filiada ao partido Servo do Povo.

Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyi, anunciou que Oleksiy Reznikov deixará de ser o Ministro da Defesa. O principal candidato ao cargo é o chefe do Fundo de Propriedade do Estado, Rustem Umyerov.

(Fonte> Area Militar OF)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *