Notícias

TCE julga irregular contrato com consultoria com Prefeitura de Andradina

O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) negou recurso e manteve a irregularidade de licitação e contrato entre a Prefeitura de Andradina e uma empresa de consultoria para a área de recursos humanos, durante a gestão do ex-prefeito Jamil Ono (Patri). O valor do acordo foi de R$ 455 mil. Porém, não foi aplicada nenhuma multa ao ex-chefe do Executivo, que hoje é assessor especial de assuntos estratégicos. A corte de contas apenas fez recomendações à administração municipal. Ainda cabe recurso.

Segundo o processo, a empresa foi contratada por meio de licitação na modalidade tomada de preços em 2015, para apurar créditos a receber por compensação de contribuições previdenciárias com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O auditor Valdenir Antônio Polizeli disse na sentença que a corte de contas tem se posicionado contrária a contratação de terceiros pelas prefeituras para a execução de atividades inerentes à administração pública, que devem ser feitas direta e rotineiramente por servidores municipais.

“Assim, as atividades para apuração do crédito a recuperar e as rotinas administrativas para efetivação das compensações são atividades corriqueiras e deveriam ter sido executadas pelos servidores do próprio quadro de pessoal da Prefeitura de Andradina”, afirmou o auditor.

“Diante do exposto, conclui-se que inexistiu justa causa para a realização da licitação e da formalização do contrato em análise”, concluiu Polizeli. Entretanto, o tribunal não aplicou nenhum tipo de sanção a Jamil, ao município ou a empresa contratada. Apenas recomendou à Prefeitura de Andradina que observe com rigor os dispositivos da Lei de Licitações (8.666/93) e as súmulas do TCE-SP. Além disso, foi determinado o encaminhamento de cópia da decisão para a Câmara para que sejam tomadas as devidas providências.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do município, solicitando um posicionamento em relação à sentença, mas a Prefeitura não se manifestou sobre o caso.

(Fonte: Folha da Região)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *