A licitação das linhas de ônibus interestaduais também deve sofrer com a falta de diretores. Após um longo processo que vem se arrastando desde 2008, a consulta pública sobre a minuta de edital acaba hoje e a previsão era de que o texto final fosse aprovado até abril. Mas isso só ocorrerá se houver quórum na diretoria. “Trata-se de um projeto de governo e a área técnica ainda não foi impactada pela medida. A ANTT continua trabalhando e o leilão está mantido para outubro”, disse a superintendente de serviços de transportes de passageiros, Sonia Haddad.
No mercado, a saída de Figueiredo foi vista como grande risco na condução do trem-bala. Além da presidente Dilma, Figueiredo era o grande defensor do projeto. Na avaliação de especialistas, uma saída seria indicar o ex-diretor para presidir a Etav, estatal que será sócia do trem-bala.
Essa possibilidade já foi levantada há alguns meses, antes de Dilma decidir pela recondução de Figueiredo. No comando da ANTT, o executivo arrumou algumas brigas. No transporte de passageiros, as empresas não concordavam com as regras do leilão. Da mesma forma, os operadores ferroviários reclamavam que o novo marco regulatório configurava quebra de contrato. / COLABOROU RENÉE PEREIRA
Por: EDUARDO RODRIGUES / BRASÍLIA
(Fonte: O Estado de S.Paulo)