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Saeb realiza encontro de pregoeiros para aprimorar conhecimentos em licitação

Responsável por conduzir processos licitatórios na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) há nove anos, Luciana Farias fez parte do grupo de, aproximadamente, 70 profissionais que estiveram presentes no 2º Encontro de Pregoeiros do Estado em 2016, realizado pela Coordenação Central de Licitação (CCL), vinculada à Secretaria da Administração (Saeb).

Para ela, o encontro trouxe informações importantes que vão auxiliar no fluxo dos procedimentos, visto que a Sesab possui uma demanda diferenciada. “Nós trabalhamos com processos muito ricos em detalhes e é importante esclarecermos qualquer tipo de dúvidas”, disse.

O evento, direcionado a pregoeiros da Sesab, aconteceu nesta quinta-feira (18), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo principal do encontro foi promover o aprimoramento contínuo e a uniformização dos procedimentos licitatórios realizados pela secretaria. O 3º Encontro de Pregoeiros já está agendado – acontece no dia 22 de setembro e é voltado para servidores da Secretaria da Educação.

Presente ao evento, o assessor técnico da Coordenação de Qualidade do Gasto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Jurandir Angelim, destacou a importância de se avaliar cuidadosamente as compras do Estado para que sejam feitas com o máximo de critério. “Até por entendermos as dificuldades da Sesab, devido à grande demanda que possui, é fundamental disseminarmos boas práticas e reciclarmos o melhor entendimento sobre o gasto público”.

A coordenadora de Orientação e Aperfeiçoamento em Licitação, da CCL, Tatiana Amorim, falou sobre o papel do pregoeiro na condução da licitação. Para ela, é fundamental que estes profissionais estejam sempre atualizados quanto às leis, decretos e portarias que implicam no processo. “Temos que estar atentos e estudando, pois cada licitação é única”, disse.

Eventos periódicos

De acordo com a coordenadora-geral da CCL, Liliane Britto, os encontros de pregoeiros serão periódicos com o intuito de estreitar ainda mais o relacionamento com as secretarias. “Nós percebemos que são necessários momentos exclusivos com as unidades para discutirmos licitações, pois nosso trabalho é de grande responsabilidade e reflete na sociedade”.

Segundo Liliane, os pregoeiros que atuam na esfera pública precisam estar cada vez mais qualificados e capacitados. “A área de compras é considerada uma das mais estratégicas para a economia de recursos públicos, da fase interna até a efetiva contratação. E os profissionais à frente desses setores devem estar sempre bem preparados para desempenhar suas funções, utilizando ferramentas e recursos que respeitem os princípios fundamentais das licitações e contratações administrativas”, explicou.

A coordenadora do setor de Cadastro da Saeb, Simone Melo, fez uma apresentação sobre a análise da documentação de habilitação. Ela falou sobre os detalhes e importância do Cadastro Unificado de Fornecedores. Realizado pela CCL/Saeb, o evento teve ainda a presença de representantes da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL/Saeb).

(Fonte: Governo BA)

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