Notícias

Revitalização da Praça da Estação depende de licitação para ser iniciado em Itaúna

Projeto foi apresentado pela Prefeitura no ano passado, passou por modificações e foi aprovado em julho por conselho

O projeto de revitalização da Praça da Estação, localizada no Centro de Itaúna e que abriga o Centro Histórico da cidade, depende uma licitação para ser iniciado. Apresentado pela Prefeitura em 2017, a proposta passou por modificações e recebeu em julho deste ano o aval do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico (Codempace).

“Fizemos algumas modificações em função do layout do Centro Histório, que é um edifício tombado do município. Internamente, foram feitas adequações para a funcionalidade do museu. Antes, as alas de exposição eram muito segregadas e compartimentadas. Com a atualização, conseguimos fazer salões maiores e expandir a área dos banheiros para atender a deficientes físicos. Além disso, o novo projeto permite que uma cafeteria, ou algum estabelecimento comercial desta natureza, seja instalado no local”, explicou o arquiteto e urbanista da Prefeitura, Neurivan Gonçalves de Aguilar.

Ainda de acordo com o arquiteto, o projeto de restauração do Centro Histórico também passou por mudanças estruturais na parte externa.

“No primeiro projeto apresentado pelo município, pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção teriam que contornar o edifício para conseguir entrar no local. Por isso, o projeto foi ajustado para que os portadores de necessidades especiais entrem pela mesma entrada que os demais”, contou.

Praça
A reestruturação da praça visa transformar o local em um ambiente propício para pessoas de todas as idades, segundo Aguilar. Contudo, o projeto ainda está em fase de desenvolvimento.

“O projeto de reestruturação da praça está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura e deve estar pronto nos próximos meses. Ele está sendo feito para que o espaço possam se tornar um local de encontro da população”, disse.

Por telefone, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itaúna informou que os procedimentos legais para que a licitação aconteça já estão sendo tomados para que seja publicada nos próximos meses.

Ainda segundo a assessoria, a Prefeitura já possui recursos em caixa para realizar a reforma e aguarda somente a conclusão dos processos legais para que isto aconteça. O valor da obra não foi informado.

História
Na Praça da Estação, está o Museu Francisco Manoel Gonçalves, um edifício construído em 1911 para abrigar a Estação Ferroviária de Itaúna. No prédio, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima funcionou até 1986.

Atualmente, o museu conta com mais de 400 peças e é possível ver de pertinho uma locomotiva de verdade, datada de 1919.

Em anos anteriores, a necessidade de reforma do espaço já foi discutida na cidade. Em 2014, a previsão era de que fossem empenhados cerca de R$ 25 mil na revitalização da estrutura.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *