Notícias

Relator da CPI sugere reduzir poder do Ministério Público

Aliás, a Delta pode ser considerada a principal vítima dos trabalhos da CPI até agora, já que desde o começo das investigações parlamentares não pararam de surgir denúncias de irregularidades em contratos da empresa. A construtora foi declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União (CGU), o que a impede de participar de licitações.

Cunha rejeita a ideia de que a Delta foi a principal vítima da investigação do Congresso, mas admite que a CPI pode ter pressionado as avaliações do processo de inidoneidade da CGU.

PRESSAO POLÍTICA

Nesta quinta, a CPI aprovou também a convocação do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antonio Pagot e do ex-diretor da Dersa, empresa paulista que administra rodovias, Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.

Os dois convocados não são citados nas operações policiais que servem de matéria-prima para a CPI. A PF também não apontou ligação direta deles com o esquema de Cachoeira, mas as conveniências político-partidárias levaram às convocações que podem servir para pressionar os trabalhos da CPI durante o processo eleitoral.

“Coletivamente houve uma decisão, isso nem sempre é a opinião do relator”, disse Cunha, demonstrando que não estava empenhado nesse roteiro de convocações. “Eu prefereria que nós fôssemos mais paulatinamente (analisando essas convocações)”, acrescentou.

Pagot foi chamado para explicar as acusações que fez em entrevistas recentes, dizendo que havia sido procurado durante a campanha eleitoral de 2010 pelo PT para indicar doadores de recursos e recebeu pedidos para aditar o contrato do rodoanel em São Paulo.

O ex-diretor do Dnit afirmou, em entrevista publicada pela imprensa, que os recursos extras colocados neste contrato seriam usados para alimentar a campanha do tucano José Serra por meio de caixa dois.

O jogo eleitoral foi o argumento mais determinante para a convocação dos dois. Cunha, porém, acredita que pode evitar que a CPI se transforme num objeto de manobra da disputa política entre PT e PSDB.

 

Por: Jeferson Ribeiro
(Fonte: POP News)

Related posts
Notícias

Dispensa e inexigibilidade de licitação para registro de preços

Sistema de registro de preços é o conjunto de procedimentos para realização, mediante…
Read more
ArtigosNotícias

Contrato por escopo e o instrumento adequado para a sua prorrogação

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/22) trouxe expressamente a figura do contrato por escopo…
Read more
Notícias

Agenda Celic tem 29 licitações previstas entre 13 e 17 de maio

Período traz certames requisitados por diversos órgãos do governo estadual A licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *