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Quatro consórcios disputam licitação para obras do VLT

“As propostas ficaram um pouco acima do esperado, mas o processo licitatório segue em andamento, considerando também as propostas técnicas das empresas. Em relação aos valores, aguardaremos o final do certame para verificar com o governador as medidas cabíveis”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, também disse à imprensa que o Governo do Estado tem boa capacidade de endividamento e que aguardará o resultado final do certame, previsto para ser anunciado em dez dias, para tomar as providências necessárias. A sessão de licitação também foi acompanhada pelo procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow Júnior, e o auditor-geral do Estado, José Alves Pereira Filho.

CONSÓRCIOS PARTICIPANTES

“VLT CUIABÁ” – Formado pela CR Almeida S/A Engenharia de Obras, Santa Bárbara Construções S/A, CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, Magna Engenharia Ltda e Astep Engenharia Ltda. Preço: R$ 1,477 bilhão

“Consórcio Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom” – Composto pela Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, Sociedade de Construções Soares da Costa S/A, Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda. Preço: R$ 1,547 bilhão

“Consórcio Tranvia Cuiabá” – Formado pela S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transportes S/A, Isolux Projetos e Instalações Ltda, Corsàn-Corviam Construcciòn, Isolux Ingenierìa S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe e Vetec Engenharia Ltda. Preço: R$ 1,596 bilhão.

“Expresso Verde” – Formado pela Engeglobal Construções Ltda, China National Machinery Import & Export Corporation – CMC, Construtora RV LTDA, Convap Engenharia e Construções S/A, Três Irmãos Engenharia Ltda, Ecoplan Engenharia Ltda. Preço: 1,850 bilhão

MODAL

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

Por: RODRIGO AMORIM
(Fonte: ASSESSORIA/SECOPA)

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