“As propostas ficaram um pouco acima do esperado, mas o processo licitatório segue em andamento, considerando também as propostas técnicas das empresas. Em relação aos valores, aguardaremos o final do certame para verificar com o governador as medidas cabíveis”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, também disse à imprensa que o Governo do Estado tem boa capacidade de endividamento e que aguardará o resultado final do certame, previsto para ser anunciado em dez dias, para tomar as providências necessárias. A sessão de licitação também foi acompanhada pelo procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow Júnior, e o auditor-geral do Estado, José Alves Pereira Filho.
CONSÓRCIOS PARTICIPANTES
“VLT CUIABÁ” – Formado pela CR Almeida S/A Engenharia de Obras, Santa Bárbara Construções S/A, CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, Magna Engenharia Ltda e Astep Engenharia Ltda. Preço: R$ 1,477 bilhão
“Consórcio Mendes Júnior/Soares da Costa/Alstom” – Composto pela Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, Sociedade de Construções Soares da Costa S/A, Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda. Preço: R$ 1,547 bilhão
“Consórcio Tranvia Cuiabá” – Formado pela S/A Paulista Construções e Comércio, Trans Sistemas de Transportes S/A, Isolux Projetos e Instalações Ltda, Corsàn-Corviam Construcciòn, Isolux Ingenierìa S/A, Vossloh España S/A, Vossloh Kiepe e Vetec Engenharia Ltda. Preço: R$ 1,596 bilhão.
“Expresso Verde” – Formado pela Engeglobal Construções Ltda, China National Machinery Import & Export Corporation – CMC, Construtora RV LTDA, Convap Engenharia e Construções S/A, Três Irmãos Engenharia Ltda, Ecoplan Engenharia Ltda. Preço: 1,850 bilhão
MODAL
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.
O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.
Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.
Por: RODRIGO AMORIM
(Fonte: ASSESSORIA/SECOPA)