Notícias

PSDB vai obstruir extensão de facilidade de licitação para o PAC

Em reunião com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia, o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo, avisou que vai obstruir as votações a partir de hoje

BRASÍLIA – Em reunião com o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), avisou que vai obstruir as votações a partir desta quarta-feira, para impedir a votação da Medida Provisória 556. Os tucanos são contra a manobra do Palácio do Planalto de incluir no texto da MP a proposta de estender o regime especial de licitações – chamado de RDC e usado para as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas – para todos os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O governo tentará votar nesta quarta-feira a MP com essa proposta e outras modificações colocadas no texto. O relator da MP, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), está fazendo uma série de mudanças na MP. No caso do RDC, permite seu uso no PAC e ainda no sistema público de ensino, para a construção de creches, por exemplo.

O texto diz que RDC pode ser aplicado “às ações integrantes do PAC” e em obras e serviços de engenharia no âmbito do sistema público de ensino”.

Na semana passada, em visita ao Congresso, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciara que o governo queria adotar o RDC para o PAC, como forma de agilizar as obras e reduzir custos. Na ocasião, ela citou que o modelo especial de licitação foi utilizado na Infraero e reduziu, inclusive, o período gasto nas licitações.

O governo corre contra o tempo porque a MP 556 foi editada em dezembro e perderá a validade no próximo dia 31 de maio. Segundo o relator da MP, deputado Jerônimo Goergen, a inclusão da questão do RDC foi um pedido do Planalto, que não queria ter que editar nova MP apenas para isso.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *