Notícias

Prefeitura pede suspensão de ordem judicial sobre aterro sanitário em MS

 

A previsão era de que o consórcio CG Solurb, que venceu a licitação, depositasse o lixo recolhido no aterro sanitário

 

Decisão da Justiça impede obras no lixão e no aterro em Campo Grande. Prefeito diz que local tem todas as licenças necessárias para funcionamento.

 

A Prefeitura de Campo Grande entrou, nesta quinta-feira (22), com pedido para suspender a decisão da Justiça que impede o uso do novo aterro sanitário da cidade. Uma investigação feita pela Polícia Federal encontrou irregularidades na obra.

 

A previsão era de que o consórcio CG Solurb, que venceu a licitação, depositasse o lixo recolhido no aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, ao lado do lixão, mas o uso do espaço está suspenso por determinação da Justiça Federal. Os resíduos foram levados para o lixão. “Todos os outros serviços estão sendo executados normalmente, a exceção da recepção de resíduos no aterro sanitário.”, disse Élcio Terra, superintendente da CG Solurb.

 

A decisão suspende até o dia 31 de dezembro as obras tanto no aterro quando no lixão. O Ministério Público Federal tomou como base o inquérito da Polícia Federal, que apontou irregularidades na obra do aterro, como a existência de duas espessuras diferentes de manta impermeabilizadora, que protege o solo do vazamento de resíduos, e a ligação do aterro a uma estação, onde seria tratado o chorume, líquido produzido na decomposição.

 

A Justiça Federal também pediu o bloqueio de duas contas bancárias, onde estão depositados os valores usados na construção do aterro. A obra está orçada em R$ 4,3 milhões, dinheiro vindo da Prefeitura, do Ministério das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde. De acordo com a ação já teriam sido gastos 80% do valor e apenas 42% das obras estariam concluídos.

 

O Prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, contesta a decisão e diz que o local tem todas as licenças necessárias para o funcionamento. As obras estão 100% concluídas e finalizadas, de acordo com o projeto que foi para ser executado.”, disse o prefeito.

 

A Justiça Federal já enviou para Ministério Público o pedido da prefeitura de Campo Grande. Sobre o projeto para transportar chorume até lagoa de decantação, passando pela BR-262, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que o contrato já foi assinado e deverá ser publicado diário oficial da união, após isso vai expedir autorização para Campo Grande usar a área que é de responsabilidade da União. A empresa Águas Guariroba, contratada para prestação de serviço, disse que as obras para transporte do resíduos já estão concluídas.

 

(Fonte: Globo)

 

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *