Notícias

Prefeitura adota dispensa de licitação para concluir UBS do Fraternidade


Unidade era para já ter sido entregue, mas obras foram abandonadas.

A Prefeitura de Londrina deu início ao processo de dispensa de licitação para contratação direta de empresa, que ficará responsável por concluir as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Fraternidade, na zona leste.

Iniciada em 2020, o contrato firmado mediante licitação foi rescindido em abril de 2021 por problemas de regularidade fiscal por parte da contratada.

Como nenhuma das participantes dessa licitação manifestou interesse em dar continuidade à obra, foi necessário iniciar novo processo. Desde 2021, foram publicados quatro editais de licitação para retomada da construção. No entanto, não houve interessados em nenhuma das tentativas, e a obra segue abandonada.

O último processo licitatório para construção da UBS da Vila Fraternidade (Tomada de Preços n° 0007/2022) teve edital publicado em maio, com data para abertura das propostas definida em 21 de junho. O valor máximo previsto para esta obra era de R$ 1.292.381,85, já com tabela de custos atualizada. Ainda assim, a licitação resultou deserta, sem concorrentes.

A Lei de Licitações, lei federal n° 8.666 de 1993, prevê no artigo 24 item V que o poder público faça contratação direta de empresa privada na ausência de interessados à licitação anterior, mantendo-se todas as condições preestabelecidas.

Com a solicitação formalizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à Gestão Pública, nesta semana terá início a coleta de propostas. As solicitações serão encaminhadas às empresas apontadas pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), que possuam perfil e quadro técnico em condições de atender ao projeto desta obra.

As empresas abordadas pela Prefeitura terão um prazo para enviar a documentação habilitatória e sua proposta comercial, em planilha orçamentária. “Essa documentação e a planilha serão avaliadas pelo corpo técnico da SMOP, e será selecionada a empresa que ofertar o menor preço. Para garantir que o maior número possível de empresas participe dessa Dispensa, vamos concentrar nossos esforços nessa sensibilização do mercado”, disse Fábio Cavazotti.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, esclareceu que a medida em adotar a Dispensa de Licitação foi definida mediante análise técnica tomada em conjunto pelas secretarias envolvidas.

“Chegamos ao entendimento de que uma das possibilidades, dentro da Lei de Licitação, seria a contratação por dispensa de licitação, devidamente regulamentada e seguindo todos os critérios legais. É uma UBS com um caráter assistencial muito relevante para sua comunidade, formada em sua maioria por idosos”, frisou.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/portal24h

(Fonte: 24h)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *