Mas propostas mais baratas foram desconsideradas?
Sim, mas a gente só soube disso depois. Era a regra do edital. A empresa sabia que o processo dela não seria validado. Os R$ 326 milhões são a diferença entre o que eu contratei e o preço da Construcap (vencedora do lote 1 que perdeu a licitação em outros lotes, mesmo oferecendo menor preço). Só que, se contratasse a Construcap em todos os lotes, talvez ela não tivesse condição de participar.
O senhor está dizendo que a acusação de prejuízo de R$ 326 milhões é uma ficção do Ministério Público?
Não, não coloque isso. Tenho o maior respeito pelo MP. O que eu digo é que as propostas dos concorrentes que já tinham vencido lotes anteriores não podem ser consideradas.
O prejuízo então não existe?
Não existe e o preço contratado, vamos deixar isso bem claro, está dentro do orçamento do Metrô para a obra. Aliás, não há nenhuma discussão sobre superfaturamento. Mas esse orçamento teve de crescer depois da primeira licitação da Linha 5, que não teve interessados. E houve a inclusão de serviços que não estavam previstos, como o bota-fora (descarte de entulho da obra).
As obras já começaram? A demolição de imóveis desapropriados para a construção da linha são um contrato à parte?
Não, é o mesmo contrato. Eu queria fazer as demolições antes, mas não podia porque os contratos estavam suspensos.
Quanto já foi pago?
Não sei precisar, posso passar depois (R$ 7,2 milhões, segundo a assessoria de imprensa).
E o cartel?