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‘Para anular contrato, preciso ter prova’

Reconduzido ao cargo anteontem pela Justiça, Avelleda defende contratos da Linha 5 e nega irregularidades

O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, disse ontem ao Estado que a escolha de prosseguir com as obras da Linha 5-Lilás do Metrô foi uma decisão do governo. A construção, que ligará o Largo 13 de Maio à Chácara Klabin, está dividida em oito lotes. O Ministério Público Estadual (MPE) acusa o Metrô de adotar um modelo da licitação que encareceu o projeto em R$ 326,9 milhões ao não permitir que uma mesma empresa vencesse mais de um lote, ainda que com proposta mais barata.

Há duas semanas, o MPE pediu à Justiça paralisação das obras e afastamento de Avelleda por causa desse prejuízo e da suspeita de que participantes da licitação teriam combinado seu resultado. A Justiça concordou com o afastamento, mas manteve as obras. Anteontem, outra decisão judicial reconduziu Avelleda ao cargo.

O Ministério Público faz duas acusações em relação à Linha 5: formação de cartel das empresas e adoção de um modelo de licitação que causou prejuízo de R$ 326,9 milhões. O que o senhor tem a dizer sobre elas?

Em 24 de setembro de 2010, o Metrô publicou a classificação da licitação. Em 22 de outubro, assinou os contratos da obra. Em 26 de outubro de 2010, um jornal (Folha de S. Paulo) publica denúncia de antecipação do resultado. Eu tomo posse em 12 de janeiro de 2011. Isso é muito importante: eu não assinei contratos. Esse modelo – de uma empresa que ganha um lote não poder ganhar outro – é seguido por toda administração pública. Se fizer uma licitação para os oito lotes, teria de fazer exigências e ter garantias muito maiores. Quando contrato uma única empresa, pego todos os meus ovos e coloco na mesma cesta. Se a empresa quebra, resolve me pressionar, fico refém.

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