Notícias

O entalo da Petrobrás

Ao dar por encerrada a longa permanência de José Sérgio Gabrielli na presidência, o Planalto deflagrou saudável debate na mídia sobre as dificuldades que a empresa vem enfrentando

Ao dar por encerrada a longa permanência de José Sérgio Gabrielli na presidência da Petrobrás, o Planalto deflagrou saudável debate na mídia sobre as dificuldades que a empresa vem enfrentando para cumprir a parte que lhe cabe no problemático modelo de exploração do pré-sal.

Nesse modelo, exigiu-se, de um lado, que a Petrobrás tivesse monopólio da operação dos campos do pré-sal e participação de pelo menos 30% em cada consórcio que viesse a explorar tais campos. E, de outro, que arcasse com a “nobre missão” de desenvolver a indústria de equipamentos para o setor petrolífero no País.

Tais atribuições vêm impondo enorme ônus à Petrobrás. Com necessidades de investimento brutalmente sobrecarregadas, a empresa teve de apelar para uma ruidosa operação de capitalização em 2010, envolvendo nada menos que R$ 75 bilhões de preciosos recursos do Tesouro, que, num país de tantas carências, poderiam ter tido destino incomparavelmente mais nobre. E, mesmo com esse aporte tão generoso, a empresa continua engasgada com as funções que lhe foram atribuídas.

Como todos os campos do pré-sal têm de ser operados pela Petrobrás e, em cada consórcio, a empresa tem de manter participação mínima de 30%, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem sido obrigada a postergar o anúncio de novas licitações para não sobrecarregar demais a estatal. Tal sobrecarga vem sendo agravada pelo vertiginoso encarecimento dos custos de investimento que a empresa tem de absorver para cumprir a “missão” de desenvolver a indústria nacional de equipamentos para o setor petrolífero. Na especificação dessa “missão”, a insensatez que pautou a concepção do modelo de exploração do pré-sal assumiu proporções assustadoras. A exigência de que os equipamentos usados no pré-sal tenham nada menos que 65% de conteúdo nacional vem tendo efeitos devastadores sobre custos e prazos dos projetos.

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *