Notícias

MPE tem a obrigação de investigar a licitação dos quiosques da Ponta Negra

O procurador-geral do MPE, Francisco Cruz, informou que as promotorias especializadas devem agir neste caso, investigando o contrato de licitação

O procurador-geral de Justiça Francisco Cruz informou que é obrigação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) investigar a concessão da administração dos quiosques instalados no Complexo de Lazer da praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, à empresa mineira Piu Invest Empreendimentos e Incorporações S/A, pertencente ao Grupo Uai. O processo não teve o contrato de licitação divulgado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano e Ordem Social (Implurb), o qual tem “um acordo de confidencialidade” com a empresa vencedora da licitação e que explorará o serviço por 20 anos.

Segundo Francisco Cruz, esse é um dever das promotorias especializadas, as quais “agem todos os dias e que tem promotores com independência funcional”. A edição desta quarta-feira (07/12) do jornal A Crítica trouxe reportagem, cujo título é “Dona por 20 anos”, a qual informa que o contrato com a empresa mineira só será divulgado depois do dia 23.

Na matéria, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Edilson Queiroz Martins, informa que a prefeitura tem obrigação de divulgar o contrato, que é “público e tem que ser divulgado. Se assim não proceder, a prefeitura estará violando o princípio da publicidade”, disse.

Nesta quarta-feira, o promotor de justiça Aguinelo Balbi Júnior, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, encaminhou a denúncia ao procurador-geral do MPE com a reportagem em anexo, informando-o sobre a licitação classificada por ele como “sem qualquer publicidade, contrariando princípio constitucional, de forma a efetuar uma estranha “concessão” de patrimônio público a particular sem a adequada obediência às normas legais” para análise por parte do chefe do MPE.

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *