Notícias

MP dos Portos prevê licitação de 25 áreas em Paranaguá

Do total a ser oferecido à iniciativa privada, 42 são de áreas novas e o restante já está em operação, mas com contratos que venceram ou estão por vencer. Para esses, o processo tende a ser rápido, pois não será necessário obter licença ambiental. Já dos 42 de áreas novas, pelo novo modelo anunciado, ganhará a concorrência quem se comprometer a movimentar maior volume de carga, a preços mais baixos. A MP 595 sofre pressão de diferentes setores e já foram apresentadas 649 emendas para este texto.

 

Segundo Mohr, da Fiep, os editais precisam ser analisados com cautela para evitar uma insegurança jurídica e que não aconteça também uma interrupção dos serviços. “Somos favoráveis à redução de custos, mas um edital malfeito pode trazer uma empresa sem experiência e levar à perda de competitividade e de produtividade dos terminais, o que poderia causar prejuízo para os portos do Brasil”, disse.

 

Ele alertou que os editais devem ter pré-condições que garantam que as empresas escolhidas tenham capacidade técnica. “Para a indústria, os principais pontos são a redução de custos aliada com a execução dos serviços com qualidade e com o volume de cargas necessário”, destacou. Como as licitações são para 25 anos, ele defende que os editais exijam investimentos nos terminais para aumento do volume de produção.

 

O assessor técnico-econômico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Nilson Hanke Camargo, acredita que até os três berços do corredor de exportação operados pela Appa correm o risco de serem licitados para a iniciativa privada. “Se for para melhorar a eficiência, considero a medida positiva”, disse. “Queremos que o porto funcione. Paranaguá precisa de investimentos vultuosos”, afirmou. Entre as prioridades ele citou investimentos no acesso ao porto, no aumento da capacidade de recepção de navios, ampliação do número de berços de atracação e aumento da profundidade dos berços de atracação do corredor de exportação.

 

Por: Andréa Bertoldi

Fonte: Folha de Londrina

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *