Notícias

Licitações são alvo de polêmica

O diretor da Fiesp também cita a recente licitação no setor aeroportuário. Foram leiloados os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos, sob o conceito de outorga onerosa, pelo qual foram arrecadados mais de R$ 20 bilhões pelos três sistemas. “Os recursos serão usados em um fundo para a aviação regional, mas fica a dúvida se serão mesmo usados para esses fins. E cabe outra pergunta: outro fundo? Não é mais um custo disfarçado?” questiona.

Já o ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira, ressalva que cada setor de infraestrutura tem sua realidade. No setor aéreo, o Brasil conta com 720 aeroportos públicos e, desse total, apenas 129 aeroportos têm voos regulares e atendem a 79% da população. Para ampliar a cobertura para 94%, optou-se pela outorga onerosa. “Com o Fundo Nacional de Aviação Civil, iremos incentivar a aviação regional e fortalecer todo o sistema.”

Surgem divergências também em relação ao que deve ser feito quando a concessão está perto de ter seu prazo concluído. “O governo acertou ao licitar as rodovias pelo critério de menor tarifa, mas erra ao analisar a prorrogação dos contratos para que novas obras sejam feitas. No setor elétrico, se veem análises no mesmo sentido, sendo que os ativos já estão amortizados há décadas”, afirma Cavalcanti. (RR)

(Fonte: Valor Econômico)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *