Notícias

Justiça anula proibição da Siemens de participar de licitações no Brasil

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) anulou a sentença que proibia a multinacional alemã Siemens de participar de licitações públicas no Brasil durante os próximos cinco anos.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) anulou a sentença que proibia a multinacional alemã Siemens de participar de licitações públicas no Brasil durante os próximos cinco anos.

 

O tribunal aceitou o recurso apresentado pela Siemens após a decisão tomada pelo mesmo corpo colegiado no último mês de janeiro, com base em uma investigação interna realizada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

 

Segundo concluíram os auditores dessa empresa, a Siemens pagou subornos para obter contratos com os Correios em duas licitações realizadas em 1999 e 2004.

 

Após a investigação, a ECT decidiu proibir a participação da companhia em suas licitações por um período de cinco anos.

 

A Siemens apresentou um recurso perante a Justiça contra a decisão da estatal, mas um juiz de primeira instância rejeitou a apelação e estendeu a proibição às licitações de toda a Administração Pública.

 

A companhia alemã apelou da decisão de primeira instância, mas o tribunal de alçada manteve a decisão e determinou o imediato cumprimento da medida.

 

Na nova sentença, determinada em março e divulgada nesta quarta-feira, o magistrado do TRF1, Daniel Paes Ribeiro, considerou, no entanto, que ‘a extensão dos efeitos da penalidade a todos os órgãos da administração pública pode comprometer a oferta dos serviços públicos de saúde’.

 

Após a decisão do juiz, a Siemens está novamente autorizada a disputar licitações públicas.

 

A empresa alemã, junto com a francesa Alstom e outras 11 companhias entre nacionais e estrangeiras, estão sendo investigadas no país pelo pagamento de um suposto suborno a estatais com o propósito de beneficiar-se nos processos de licitação pública de contratos no serviço de metrô e trens urbanos.

 

(Fonte: MSN)

Related posts
Notícias

Especialista explica porque mudança no edital de licitação da BR-381 vai atrair interessados

Professor da Fundação Dom Cabral fala da retirada do lote 8 e do novo atrativo para as empresas…
Read more
Notícias

Prevista para ser concluída em 2018, obra do Centro de Inovação de Brusque tem novo edital de licitação publicado

Obra chegou a ser considerada 98% concluída A retomada da obra de construção do Centro de…
Read more
Notícias

Pernambuco lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas

Confira quais municípios serão contemplados O Governo de Pernambuco abriu licitação para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *