A licitação de 2003 previa uma rede interligada e que nunca foi feita. Essa rede precisa estimular as baldeações, com vias ‘alimentando’ os corredores exclusivos
Equipe do prefeito eleito aproveitará renovação da concessão em julho para reformular sistema e aumentar velocidade média em SP
O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), deve diminuir o número de linhas de ônibus nos corredores da cidade. Com o fim das concessões em julho do próximo ano, também estão em estudo pela equipe do petista o aumento da frequência dos coletivos e formas de tornar maior a ramificação do transporte público nos bairros.
Para os dez corredores atuais, está sob a análise também a possibilidade de circular apenas ônibus biarticulados. Centros de controle operacional devem ser criados para monitorar cada ramal e tomar providências caso haja problemas. A ideia é aumentar a fluidez para dar aos corredores velocidade média igual à do metrô.
Os colaboradores do programa de transporte de Haddad entendem que o correto é ter apenas uma linha por corredor, mas avaliam também que a complexidade do sistema não permitirá essa medida. O número de linhas vai variar de acordo com o corredor, mas a proposta é diminui-lo ao máximo.