Notícias

Há dois anos, disputa de poder e acusações esquentam clima no CNJ

A recente briga sobre a extensão dos poderes da Corregedoria comandada pela ministra Eliana Calmon é só o vestígio que veio a público do clima instalado no CNJ

A recente briga sobre a extensão dos poderes da Corregedoria comandada pela ministra Eliana Calmon é só o vestígio que veio a público do clima instalado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos últimos dois anos. Nesse período, houve episódios de disputa de poder, acusações de dossiês internos contra conselheiros e até casos de gavetas arrombadas em busca de documentos. O GLOBO ouviu de conselheiros na última semana relatos de casos que ajudam a entender por que o ambiente anda tenso no colegiado criado para exercer o controle externo da magistratura.

Os primeiros embates remontam ao período anterior à posse do ministro Cezar Peluso na presidência do Supremo Tribunal Federal, em abril de 2010, e cumulativamente à do CNJ. Antes mesmo disso, Peluso causou confusão com seu antecessor, Gilmar Mendes.

Como sinal de cortesia com seu sucessor, Gilmar pedira para Peluso indicar um secretário-geral para ir tomando pé da situação no CNJ. O secretário-geral é quem toca o dia a dia do Conselho e é nomeado pelo presidente do STF. Peluso indicou o então juiz-auxiliar Rubens Rihl Pires Correa, que trabalhava na presidência do STF a convite de Gilmar, segundo o próprio Correa. A ideia era que ele começasse a acompanhar a rotina do Conselho ao lado de Rubens Curado, então secretário-geral do CNJ por nomeação de Gilmar.

Dedo em riste, Gilmar chamou Correa de moleque

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *